Lanchonete Cachorrão volta a causar transtornos

Furtado expõe problema durante sessão

Compartilhe!

1 curtiu

Em mais um requerimento apresentado na Câmara denunciando poluição sonora provocada por estabelecimento noturno, o vereador Benedito Furtado questiona o funcionamento durante a madrugada da lanchonete Cachorrão, instalada oficialmente em trailler  na Av. Bernardino de Campos, 522,  mas que ocupa, indevidamente, a calçada da rua República Argentina onde são instaladas mesas e cadeiras.  Furtado quer que a Semam e demais órgãos municipais apurem os abusos ali cometidos, inclusive a instalação de comércio em rua essencialmente residencial. 

Embora não toque música, a algazarra provocada pelos freqüentadores durante a madrugada perturba o sono da vizinhança. O mais grave é que o comércio está em fase de expansão, como se constata  com a reforma do imóvel localizado na esquina da Av. Bernardino de Campos com a Rua República Argentina.  A denúncia feita por Furtado foi anexada a requerimento semelhante apresentado pela vereadora Cassandra Maroni.

O  barulho gerado pelo trailler Cachorrão  já foi objeto de dois requerimentos apresentados por Furtado em 2008 e 2009, havendo ainda abaixo-assinado encaminhado pelos moradores ao Ministério Público e várias queixas registradas na Ouvidoria Municipal que deram origem aos processos 31978/2009 /61 e 45977/2009/77, na Prefeitura.

A Semam já realizou medições da poluição sonora ao longo dos últimos meses, mas segundo os moradores da vizinhança,  os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente  comparecem muito cedo ao local, antes das 22 horas,  quando o barulho mais acentuado ocorre  durante a madrugada. .  Os moradores temem que  a reforma  que está sendo feita no imóvel, com  lateral para a rua República Argentina, venha a agravar o problema da poluição sonora.  No último dia 9, às 7 da manhã, um morador documentou com foto,  vários freqüentadores que passaram a noite na lanchonete,  ocupando mesas e cadeiras colocadas  na calçada. Entretanto, durante o dia os proprietários retiram os equipamentos do passeio  voltando a recolocá-los  após as 22 horas.

Furtado agiliza em reunião a pavimentação  da Vila Pelé I

Um impasse  que se arrasta há anos,  a responsabilidade pela   construção de  guias ,  sarjetas e pavimentação de 15 quadras do conjunto habitacional  da Vila Pelé I,  no Rádio Clube,   pode ser solucionado no primeiro semestre de 2010,  numa parceria da  COHAB e Secretaria de Obras.  Essa foi a conclusão da  reunião promovida por iniciativa do vereador Benedito Furtado (PSB) , na terça-feira (l8/8) à noite  na sede da creche Cantinho da Criança, no Rádio Clube, atendendo solicitação de grupo de moradores, entre as quais membros da Associação Movimento Juventude e Associação Habitacional São Jorge, que tem entre as lideranças três mulheres, Sônia Dourado, Marlene dos Santos e  Maria Jacinta da Corte.  

O objetivo do vereador ao promover o encontro foi tentar  resolver uma antiga reivindicação dos ocupantes da segunda fase da Vila Pelé I,    já que a pavimentação só beneficia as ruas de  metade do conjunto habitacional, constituído de 30 quadras e com 280 casas populares ocupadas  . A Vila Pelé I  núcleo que pode  comportar até 380 unidades,   começou a ser ocupada por volta de 1992, com aquisição da área de Edson Arantes do Nascimento, após demoradas negociações entre o movimento popular pró-habitação , com apoio da Prefeitura e o atleta do século. 

A COHAB financiou parte das construções e da infra-estrutura básica, embora apenas 50% das quadras tenham recebido melhorias. Falta concluir a regularização fundiária dos lotes, além da pavimentação restante que será feita pela Secretaria de Obras, cabendo à COHAB a construção de guias e sarjetas.  Em alguns trechos da Vila Pelé I ocorre também problemas de desnível de cotas, no  sistema de drenagem e esgoto,  obra que precisará ser refeita, segundo o presidente da COHAB.  

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br