Lamartine é reconhecido por ética profissional

Iniciativa é do vereador José Lascane. Confira

Curtir

O odontologista Lamartine Lelio Busnardo foi condecorado com a placa em homenagem à ética profissional. A sessão solene aconteceu às 18h no salão Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal. A lei que outorga a homenagem foi elaborada pelo vereador José Lascane (PSDB).

Confira o discurso do vereador José Lascane

Ética Profissional

Falar sobre ética para alguns pode parecer um questão simples, uma questão tratada nos bancos das universidades e que deveria ser levada  também para fora dessa instituição
A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, a ação de um indivíduo está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: O que é o homem na sociedade e para que vive?

O valor ético do esforço humano varia em função de seu alcance em face da comunidade.  Caso o trabalho  seja feito somente para aumentar o valor financeiro,passa a ser limitado. Conduto, aqueles trabalhos que são realizados com amor, visando ao benefício de outros,  com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo.Aquele que só se preocupa com os lucros, geralmente tem  menor consciência perante qualquer grupo. Visando somente a preocupação monetária, a ele pouco interessa os fatos que ocorrem em sua  comunidade e muito menos na sociedade.

Por isso não é exagero dizer que o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agressão. A consciência de grupo tem surgido, e, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por amor ao próximo. Isto porque, garantida a liberdade de trabalho, se não se regular e tutelar a conduta, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais em reciprocidade de agressão.

Tal luta quase sempre se processa através de aviltamento de preços, propaganda enganosa, calúnias, difamações, tramas, tudo na ânsia de ganhar mercado e subtrair clientela e oportunidades do colega, reduzindo a concorrência. Igualmente, para maiores lucros, pode estar o indivíduo tentado a práticas viciosas, mas rentáveis.

A ganância pode afastar tudo aquilo que foi ensinado não só por professores, mas também por nossas famílias que desde os primeiros passos de nossas vidas nos ensinam a praticar nossa ética pessoal.Hoje, nós temos um exemplo valoroso sobre ética; um homem que decidiu marcar sua jornada pela honestidade e bom senso sem perder de vista o sucesso que almeja para sua profissão. Este homem chama-se Lamartine Lélio Busnardo.

Lamartine é um cirurgião dentista formado em 1963 pela Faculdade da  Pontífica Universidade Católica de Campinas, iniciando suas atividades profissionais em agosto de 1964. Membro da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Santos e São Vicente onde ocupou vários cargos de Diretoria entre os quais o de Diretor Científico e Diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

No momento pertence ao Conselho Fiscal e também a Comissão de Ética dessa Entidade e do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. Como Diretor-Presidente da Associação da Casa da Esperança, a instituição recebeu o “Prêmio Bem Eficiente 2001”. Felizmente, eu tenho plena convicção de que hoje eu poderia falar por horas dessa pessoa, que escolheu a integridade como caminho a ser trilhado em sua vida.

Parabéns Lamartine Lélio Busnardo, pelo exemplo que você nos ensina, são lições deixadas para uma antiga geração e principalmente para uma nova.

Prof. José Lascane
Vereador-PSDB