José Bonifácio no Câmara Cultural

Exposição traz detalhes da vida do Patriarca

1 curtiu
Patriarca da Independência e figura importante na história do País e da cidade de Santos, José Bonifácio de Andrada e Silva é o tema da exposição do projeto Câmara Cultural neste mês de agosto. Dividida em nove quadros, a exposição traz a trajetória e algumas curiosidades da vida do Patriarca, que era um homem muito a frente do seu tempo.

Em uma verdadeira aula de história, imagens que retratam pontos importantes da cidade e da história de Bonifácio entre os séculos XIX e XX podem ser vistos, como a imagem do Outeirinhos, onde ficava localizada a casa de Bonifácio no final do século XIX, e atualmente fica o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, a Rua XV de Novembro que era conhecida como “Wall Street” paulista, por conta da quantidade de bancos que se abrigavam no local, a fachada do prédio em que José Bonifácio morou no Sul da França e entre outras curiosidades estão expostas na Casa.

Também ganham destaque o Monumento dos Andradas, feito em homenagem à família de Bonifácio, localizado na Praça da Independência, no bairro do Gonzaga, e a vista interna do Pantheon dos Andradas, onde ficam os restos mortais do Patriarca e de sua família.

Sede do Governo em Santos

A Câmara Municipal também possui forte ligação com a história de José Bonifácio. Existe na Casa, uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do Aniversário do Patriarca, presidida pelo vereador Braz Antunes e composta pelos vereadores Ademir Pestana e Telma de Souza.

Além disso, foi uma reinvidicação da CEV de que no dia 13 de junho de cada ano, data em que se comemora o aniversário de José Bonifácio, a cidade de Santos se tornasse sede do Governo do Estado de São Paulo. E isso aconteceu esse ano.

Câmara Cultural

O Câmara Cultural é um projeto proposto pelo Presidente da Câmara, o vereador Adilson Junior, em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos desde dezembro de 2017. O objetivo é aproximar o munícipe da Casa Legislativa.

Exposição José Bonifácio
Quando: Durante o mês de agosto
Entrada gratuita
Local: Câmara Municipal de Santos – Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda, 1, Vila Nova.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Outras informações – (13) 3211-4145

Álbum de Fotos