José Bonifácio é destacado no Legislativo

Especialistas falam da importância do Patriarca

Compartilhe!

2 curtiram

“A morte não o roubou de nós”. A frase dita pelo professor e historiador Rafael Nogueira durante a 35ª sessão ordinária da Câmara de Santos, nesta quinta-feira (dia 13 de junho), data de comemoração dos 250 anos de José Bonifácio, resume o sentimento daqueles que se inspiram nas ações do Patriarca da Independência.

Convidados pelo presidente do Legislativo, vereador Sadao Nakai (PSDB), o jovem especialista em José Bonifácio, com formação em Direito e Filosofia, narrou aos parlamentares um pouco da vida do Patriarca, a quem chamou de “primeiríssimo modelo de brasileiro”. De acordo com Rafael, José Bonifácio “inventou a nação brasileira onde só havia caos e desunião”.

O economista e professor José Pascoal Vaz também falou sobre o Patriarca da Independência. Ele lembrou que naquele período José Bonifácio já denunciava o problema central do Brasil: a desigualdade. E lamentou que passados mais de 200 anos, “nós continuamos sendo um dos países mais desiguais do mundo”.

Na opinião do economista, a vida de José Bonifácio deve servir de “exemplo para transformar o país e romper com essa desigualdade que nos envergonha”.
Já o presidente do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, Arlindo Salgueiro, destacou a importância da educação para a democracia e lembrou que o Patriarca da Independência era um defensor da escola e da universidade pública. “Sem uma escola de altíssimo nível nós não formamos cidadãos”.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos
(13) 3211-4145
imprensa@camarasantos.sp.gov.br