João Havelange adere a movimento para tornar Santos subsede da copa de 2014

CEV da Câmara presidida por Telma coletou assinatura do ex-dirigente esportivo

O ex-presidente da Fifa e da CBD (antiga Confederação Brasileira de Desportos), João Havelange, 92 anos, é a mais nova adesão à campanha para tornar Santos uma subsede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O ex-dirigente esportivo, mundialmente conhecido, abriu o abaixo-assinado criado pela Comissão Especial de Vereadores - CEV da Câmara Municipal, para dotar Santos de condições a fim de hospedar uma das seleções do torneio.

Havelange esteve em Santos na segunda-feira, quando foi homenageado pelo Santos Futebol Clube, pela Universidade Santa Cecília, pelo comitê de turismo Santos Visitors Bureau, pela Prefeitura e pela Câmara. Este última homenagem foi proposta pelo vereador Hugo Duprre (PMN).

Na ocasião, Telma de Souza, líder do PT, que preside a CEV, angariou a assinatura do festejado ex-dirigente esportivo. Havelange falou sobre seu passado, sua experiência na organização de seis Copas do Mundo, de como o futebol ganhou projeção durante sua gestão à frente da Fifa e, principalmente, de como o futebol e o esporte em geral podem ser utilizados para confraternizar os povos em diferentes culturas. Para ele, o mundo só terá Paz quando tiver um brasileiro na Organização das Nações Unidas - ONU. "Aqui, nós temos todas as raças, todos as cores de pele, todas as religiões", afirmou, sendo ovacionado.

Para Telma de Souza, a assinatura de Havelange vai reforçar o movimento para trazer para Santos uma das seleções da Copa de 2014. "É uma honra para nossa cidade receber uma personalidade deste porte e ter o apoio nesta nossa campanha, que é suprapartidária, não é de nenhum partido especificamente, da Câmara, do Santos ou da Prefeitura, e sim, de todos os setores interessados", afirmou.

Sobre o abaixo- assinado, Telma destaca que pela tradição futebolística mundialmente reconhecida, sua elogiada infra-estrutura urbana e qualidade de vida, o fato de abrigar o maior porto do Brasil e de estar localizada a poucos quilômetros do maior centro urbano do país (São Paulo) são alguns dos requisitos que dão a Santos o direito de aspirar a ser uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será disputada em gramados nacionais.

Segundo ela, a possibilidade é importante, não somente para Santos, mas para toda a região da Baixada Santista, e não apenas durante o transcurso do evento, mas antes e depois, gerando dividendos locais a médio e longo prazos, como invariavelmente ocorre com os locais que abrigaram seleções de países importantes em campeonatos mundiais passados.

O documento será encaminhado a outros notáveis, torcedores do Santos, ou não, em vários estados e em Brasília. Na capital federal, o senador Aloísio Mercadante (PT-SP), santista, já se comprometeu a assinar e obter a assinatura de outro santista ilustre, o presidente do Supremo Tribunal Federal-STF, Gilmar Mendes. Após a coleta de assinaturas, o abaixo-assinado será encaminhado à CBF e à Fifa.

Maurici de Oliveira e José Roberto Fidalgo
3211 4100 - 9782 2760