Japoneses lotam plenário da Câmara de Santos

Lideranças japonesas que lotaram o plenário da Câmara Municipal de Santos na noite da última terça-feira, dia 28, para discutir as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil receberam uma boa notícia.

Curtir

O vereador Reinaldo Martins, presidente da CEV (Comissão Especial de Vereadores) que trata do evento festivo na cidade, informou que o governo brasileiro deu o primeiro passo no sentido de reverter para a colônia o imóvel da Rua Paraná, confiscado no período da 2ª Guerra.

Reinaldo leu cópia do fax do General-de-Brigada Joaquim Silva e Luna, diretor de Patrimônio do Exército, enviado à secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke Stanislau Affonso. Nele, o Exército declara que a casa está sendo repassada à SPU, que "já pode considerá-lo disponível para efeito de planejamento de futuras finalidades". O ato decisório do Comandante do Exército garante a reversão de imóvel à SPU que poderá, agora, devolvê-lo à Sociedade Japonesa de Santos, verdadeira proprietária do imóvel.

"Finalmente, a guerra acabou", disse Reinaldo, lembrando a luta de muitos parlamentares da cidade e lideranças da colônia nipônica pela devolução da casa, entre eles o ex-vereador Matsutaro Uehara e o ex-deputado federal Koyu Iha. Ele ainda leu cópia do fax da deputada Telma de Souza, enviado à CEV, comemorando a decisão do Ministério da Defesa e se congratulando com a comunidade japonesa em Santos.

Presente a audiência pública, Hiroshi Endo (foto abaixo, na mesa com Reinaldo Martins), presidente da Associação Japonesa de Santos, disse estar muito contente. "Depois de uma luta enorme, a casa finalmente voltará para nós. A festa do centenário será mais bonita".

Esmeraldo Tarquínio Filho, gerente estadual adjunto do Patrimônio da União, afirmou que a Secretaria de Patrimônio da União estuda, agora, se juridicamente poderá fazer a transferência do imóvel apenas com um ato administrativo, o que agilizaria todo o processo.

AGENDA COMEMORATIVA DOS 100 ANOS

Em clima de festa, representantes de diversas entidades japonesas  manifestaram esperança em ver concretizado rapidamente um sonho de muitos anos.

Sadao Nakai, presidente do Clube Estrela de Ouro disse que a festa do centenário é a grande oportunidade para a reativação da própria Sociedade Japonesa e ressaltou que a ação do Comando do Exército é fruto da mobilização de muitas pessoas. "A Associação Japonesa de Santos já protocolou reivindicação do imóvel junto à SPU e esperamos fazer na cidade uma bela festa".

Ele ainda propôs a construção de um marco em área do Porto para lembrar a chegada do Kasato Maru, em 1908, com os primeiros imigrantes. Sadao acrescentou que há um desejo em toda a colônia pela vinda da família imperial a Santos. "Sabemos que é difícil, mas devemos trabalhar para isso".

Paulo Sérgio Myiashiro, da Associação Atlética Atlanta, também comemorou a boa notícia e disse que já foi elaborado um plano de ocupação do imóvel da Rua Paraná, onde atualmente funciona uma junta de alistamento militar. Nele, será instalada a sede da Associação Japonesa e um Centro de Cultura Japonesa. Myiashiro enfatizou que o centenário não se resume à colônia, "é uma festa para o Brasil todo", e cumprimentou o vereador Reinaldo pela iniciativa de colocar o Legislativo como parceiro nessa missão de preparar uma grande celebração. Segundo ele, a Associação Japonesa de Santos tem a expectativa de reunir outros municípios da Baixada na preparação de uma agenda comum.

A colônia japonesa de São Vicente já apoiou a idéia. Jorge Ajifu, presidente da Associação Nipo Brasileira de São Vicente, disse que estão prontos para ajudar.

A idéia, avalia Reinaldo, é mesmo reunir as forças políticas da região e da comunidade japonesa para realizar uma festa à altura da importância da data. "Acredito que, com uma ampla mobilizaão, poderemos pleitear a vinda da família imperial e resgatar a história da imigração japonesa. O verdadeiro foco da festa deve ser Santos, por onde chegaram os primeiros imigrantes", concluiu.

Entre as propostas para uma agenda comemorativa estão a edificação de um marco no Porto, promoção de semana cultural e exposições. Nos próximos meses, atendendo sugestão do vereador Braz Antunes, membro da CEV, outras reuniões de trabalho serão realizadas nas próprias entidades, para aproximar a Câmara da comunidade japonesa. A direção do Museu do Café também aderiu ao trabalho da CEV e informou que será montada uma exposição especial para a data.

Participaram também da audiência pública representantes das secretarias municipais de Turismo, Obras, Educação e Esportes; o vereador Braz Antunes, lideranças dos clubes Estrela de Ouro e Atlanta, da Associação Japonesa de Santos, de igrejas messiânicas, familiares do ex-vereador Matsutaro Uehara e do ex-deputado federal Koyu Iha; representantes do Museu do Café e arquiteto Júlio Abe, do Museu de Imigração Japonesa, da Capital