Iriri terá enfim rede de energia elétrica

Para Benedito Furtado, iniciativa é uma vitória

Compartilhe!

2 curtiram

O vereador Benedito Furtado (PSB )  considera  uma vitória da Câmara e da Sociedade de Melhoramentos de Caruara  a aceleração do processo que vai garantir, enfim,   a  instalação de energia elétrica no bairro de Iriri, na área continental.

Sexta-feira 07/03/08, às 11 horas, no salão nobre da Prefeitura, o prefeito João Paulo Tavares Papa fará o anúncio oficial do início da construção da rede elétrica, por meio do programa ¨Luz para Todos¨ do Governo Federal,   às 32 famílias que residem em Iriri. É um dos raros núcleos  rurais de Santos que ainda não gozam desse benefício em pleno século XXI.

O Vale do Quilombo na área continental de Santos também não conta com energia e, mesmo à Ilha Diana, o fornecimento precário é feito por cabos submarinos instalados pela Codesp. ¨Mas a Cia. Docas   não tem obrigação nenhuma de arcar com esse papel¨, segundo argumenta Furtado, que vai continuar trabalhando em prol dessas comunidades. .

O pronunciamento mais incisivo do vereador em relação à Iriri ocorreu  no último dia 29 de novembro na Câmara, sendo o requerimento nº 4900/2007 ,  de sua autoria,   subscrito por mais 9 vereadores. Na ocasião, Furtado disse que ¨faltava vontade política para por fim a essa novela¨. 

Além de solicitar mais empenho da Prefeitura e  agilidade do  DEPRN – Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais   para dar o  parecer final ao  projeto elaborado pela  CPFL,  Furtado tentou, inúmeras vezes contato telefônico  com o  órgão ambiental do Estado  para obter informações sobre o andamento do projeto. Nunca obteve retorno. Pediu então interferência do deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa  que colaborou na pressão ao órgão.  

No documento aprovado na Câmara,   Furtado historiou todas as dificuldades , reais ou imaginárias, que emperraram nos  últimos anos a chegada da energia a essa comunidade rural de Santos. 

Vários órgãos tiveram que se manifestar sobre a viabilidade do projeto, e interferir no traçado da rede,  já que o bairro está inserido em área de Mata Atlântica, de  preservação ambiental. Foram acionados, entre outros, a Transpetro, que possui dutos no bairro para transporte de combustível, Promotoria de Justiça Cível,  Departamento de Estradas de Rodagem, cujas avaliações retardaram , ano a ano,  o início da obra, anunciada em 2003 pela CPFL.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica Luz para Todos, instituído em 2003 pelo Ministério de Minas e Energia, tem como principal objetivo levar a energia para a população do meio rural como vetor de desenvolvimento, especialmente para as comunidades isoladas com menor índice de Desenvolvimento Humano. É o perfil de Iriri. Caberá  a empresa Elektro,  que atende Bertioga e cidades adjacentes, a instalação da rede em Itariri, em razão da proximidade geográfica. 

Para o presidente da Sociedade de Melhoramentos de Caruara, Alfredo Gonçalves Pinto, que tem trabalhado para a conquista de melhorias para todos os bairros da área continental, a colaboração  do vereador Benedito Furtado e da Câmara, num todo, foi  decisiva. ¨Há anos que a Sociedade de Melhoramentos trabalhava para conquistar esse benefício e a partir da interferência do Furtado conseguimos nosso objetivo¨. 

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br