Integrantes da CEVISS visitam de Rosis

Grupo luta contra a violência infanto-juvenil

Curtir

Integrantes da Coordenadoria da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil de Santos (CEVISS), ligada à Prefeitura, estiveram reunidos no dia 17/08/09 com o presidente da Câmara, o vereador Marcus de Rosis (PMDB). Na reunião que aconteceu no gabinete da presidência, o grupo salientou a necessidade de se aplicar políticas públicas visando um melhor atendimento às crianças e adolescentes vítimas de todo o tipo de violência. A CEVISS é coordenada por Regina Maria Lacerda e que, na ocasião, ressaltou a importância do envolvimento de várias secretarias municipais para esse tipo de enfrentamento.

De Rosis informou as integrantes que solicitou por meio de requerimento, que a Secretaria Municipal de Segurança crie uma força tarefa visando visando fiscalizar hotéis e motéis na cidade. Deseja com isso coibir os casos de exploração de menores nesses estabelecimento. O vereador está bastante empenhado em debater o assunto e para isso, criou uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para tratar do tema junto com vários segmentos da sociedade.

No dia 07 de julho foi realizada uma audiência pública na Câmara, reunindo autoridades civis e militares, delegados de polícia, advogados , assistentes sociais e conselheiros tutelares. No encontro ficou decidido criar uma “força tarefa” a fim de estabelecer ações preventivas. De Rosis sugeriu ainda, por meio de requerimento na Câmara, que o governo do Estado estude a possibilidade de criar na cidade uma Delegacia Estadual de Combate Violência Sexual Infanto-Juvenil. Durante o encontro no gabinete, o presidente firmou o compromisso de se colocar à disposição da CEVISS. “Vamos trabalhar juntos e colocar em prática ações efetivas”.

Vereador quer força tarefa para fiscalizar hotéis e motéis da cidade

Preocupado com a facilidade com que menores de idade conseguem entrar em hotéis e motéis da cidade, Marcus de Rosis apresentou requerimento na sessão legislativa do dia 17 de agosto, solicitando que a Secretaria Municipal de Segurança crie uma força tarefa para fiscalizar esses estabelecimentos. Segundo o vereador, “a entrada de menores em hotéis e motéis já é proibida por lei, mas é preciso fiscalização, para coibir os casos de exploração e abuso sexual de menores”.

De Rosis justificou o pedido afirmando que “muitos hotéis existentes no centro da cidade e próximos a região portuária são conhecidamente utilizados como locais de prostituição e boa parte dos programas são feitos por menores de idade, que são exploradas sexualmente sem que nenhuma providência seja tomada pelas autoridades”.

Lucinaira Souza
Assessora de Imprensa