Início da construção da praça Nicolau Giraigire será em janeiro

Projeto já foi apresentado à comunidade local

1 curtiu

A Comissão Especial de Vereadores – CEV - que acompanha a qualidade de vida no São Manoel, sob a presidência do vereador Benedito Furtado, obteve dos representantes da Prefeitura, durante  a audiência na Câmara  do último dia 31/10/07, a confirmação da data para o  início da construção da praça Nicolau Giraigire,  hoje um imenso terreno de 9 mil m2 . Será em janeiro próximo, quando o poder público estará trabalhando com o novo orçamento. ¨Não iniciamos a obra em  2007  por falta de recursos¨, admitiu o arquiteto Wagner Ramos, representante da Secretaria de Obras.

A obra, cujo projeto básico já foi apresentado à comunidade, contemplará além de campo e quadra de esportes, a instalação da Unidade Básica de Saúde, segundo explicou Wagner. O projeto definitivo voltará a ser apresentado à população para novas sugestões.

Wagner também explicou aos moradores que na data de 8 de novembro está prevista  reunião com a Ecovias e Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de S. Paulo   para discutir amplo projeto envolvendo modernização da entrada de Santos. Na ocasião será analisada a reivindicação do São Manoel  que pretende a identificação do   bairro como entrada de Santos e não no quilômetro onde hoje está instalado o monumento do Peixe, cerca de  três quilômetros à frente.

Na verdade, quem chega a Santos pela Anchieta, passa pelo bairro e sequer imagina que essa área faz parte da Cidade, reclamam os moradores. .

Também está em discussão a melhoria do acesso ao Bairro, visando maior segurança e redução  de acidentes,  por meio da construção de uma via paralela à marginal Anchieta, evitando o cruzamento de veículos nas entradas do bairro.  A instalação de  iluminação, numa extensão de um quilômetro,  já foi providenciada pela Prefeitura, num trabalho conjunto com a CPF que exigiu aprovação da Ecovias e Artesp.   A  comunidade reivindica agora a  complementação da iluminação na  área do  Bigode, proporcionando mais segurança aos caminhoneiros do bairro. A Prefeitura assegurou que todas as obras que impliquem redução de acidentes está sob análise, inclusive nos acessos às empresas do bairro, como é o caso da Deicmar.

Também foram temas de debates a  falta de  manutenção de praças e outros equipamentos públicos,  necessidade de  instalação  de sistema de drenagem subterrâneo  nas ruas já que a maioria das vias do bairro só possui drenagem superficial o que favorece enchentes;    repavimentação de ruas destruídas pelo trânsito pesado, e aceleração do processo de regularização fundiária no bairro.

A representante da Secretaria de Planejamento , Regina Perecine, esclareceu que a regularização fundiária está sendo feita em dois processos distintos, um referente aos lotes da área asfaltada,  e outro em relação ao Caminho da União. . No próximo dia  19 de novembro haverá reunião com o Ministério Público, e na seqüência com o Juiz Corregedor dos Cartórios,  para o registro dos lotes de conformidade com projeto urbanístico da Prefeitura.  Já a área onde há favela – Caminho da União – o processo de regularização será contemplado com verbas do  PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Em relação à melhoria de ruas, o representante da Secretaria de Obras garantiu, num primeiro momento, obras em três vias mais problemáticas,  rua Michel Issa Kabach, Silvio Penteado Guimarães e Frei Monte Carmelo  Por sua vez, o chefe do Dear-ZNO, Geonísio Águiar informou estar em licitação a compra de brinquedos para play ground da praça Euzébio Rocha, onde também há problemas de iluminação, em razão de roubos constantes de fiação. A  representante da CET fez um relato sobre o  credenciamento de caminhões do bairro, visando impedir a invasão de veículos de fora. Foram credenciados 93 caminhoneiros e um total de 124 veículos.

Já a instalação de abrigos nos pontos de ônibus também está prevista pela CET, dentro de uma escala de prioridades que vai beneficiar a Cidade num todo.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850