Inclusão social das pessoas com necessidades especiais

Reunião foi marcada nesta quinta-feira, 9, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, para tratar de estruturas de apoio aos trabalhos desenvolvidos junto às pessoas com necessidades especiais.

Compartilhe!

3 curtiram

O vereador José Antonio Marques Almeida, o Jama, do PDT, promove reunião nesta quinta-feira, 9, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, para tratar de estruturas de apoio aos trabalhos desenvolvidos junto às pessoas com necessidades especiais. Foram convidadas várias entidades de Santos, como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras.

O vereador tem preocupação em garantir uma estrutura de apoio ao segmento que, ainda, é discriminado. “Já avançamos bastante, mas muito precisamos fazer ainda para garantir a total inclusão social e profissional das pessoas com deficiências”, observa Jama. Em setembro último, inclusive, o vereador apresentou Projeto de Lei que institui o selo "Empresa Inclusiva" de reconhecimento e para incentivar iniciativas empresariais que favoreçam a integração de pessoas portadoras de deficiências. “Uma forma de preparar as organizações para lidarem com a diversidade”, define.

O Censo 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que 14,5% da população brasileira, ou, aproximadamente 27 milhões de pessoas, apresentam necessidades especiais.

No Brasil, a grande maioria jamais conviveu diretamente com pessoas com deficiência, já que a filosofia de tratamento às pessoas com necessidades especiais ainda é assistencialista, com escolas especializadas, o que acaba aumentando a exclusão social.

“É necessário que os governos nos três níveis – federal, estaduais e municipais – discutam políticas que realmente promovam a inclusão dessas pessoas”, defende Jama, para quem as empresas públicas e privadas também devem estar incluídas nessas políticas.

Gabinete do Vereador Jama
Rosângela Ribeiro Gil
Tel.: 9712-8067