Impactos do "Boom" Imobiliário

Audiência Pública vai debater soluções

Compartilhe!

3 curtiram

 

Em reunião realizada na tarde de o­ntem, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara Municipal de Santos, criada pela Vereadora Cassandra, com o objetivo de discutir e procurar soluções para os principais impactos dos grandes empreendimentos imobiliários, decidiu, entre outras coisas, realizar sua primeira Audiência Pública, no dia 15/4, às 15 horas, na Sala Princesa Isabel.

Para o evento, aberto ao público em geral, serão convidados especialistas em desenvolvimento urbano, representantes da Prefeitura, do setor imobiliário, e do Ministério Público do Urbanismo e Meio Ambiente.

A Audiência objetiva debater os principais impactos das grandes torres que brotam em Santos, cuja construção vem sendo possibilitada pelo alto nível de aproveitamento do solo e pelo aquecimento do mercado imobiliário.

A proposta da CEV é avançar nas discussões, visando apresentar soluções concretas para questões como excessiva valorização imobiliária, trânsito caótico, poluição sonora, sobrecarga no sistema de saneamento e outras,

Cassandra lembra que apesar da bancada do PT na Câmara vir apontando, desde 1998, os principais problemas da legislação urbanística de Santos, somente agora, com o chamado "boom" imobiliário, a população vem percebendo as graves consequências do atual modelo de desenvolvimento urbano.

A Vereadora afirma que o discurso do "progresso" a qualquer custo, por anos mascarou os aspectos mais nocivos da legislação urbanística em vigor, mas agora, não há mais como disfarçar o que está na cara de todos os cidadãos santistas.

As discussões em torno do tema são urgentes, pois desde dezembro está na Câmara projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, visando alterar a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo. Como a tramitação desta matéria está sendo analisada na Comissão de Justiça e Redação, a sociedade santista pode ter pouco tempo para apresentar sugestões de alteração, caso não haja pressão do setor imobiliário para a sua pautação.

A CEV, composta, também, pelos veredores Reinaldo Martins, Fabio Nunes, Paulo Brabosa e Ademir Pestana, deliberou, ainda, realizar vistorias nas principais obras particulares da cidade, visando colher subsídios para seus trabalhos. Também, foi decidido solicitar à Prefeitura dados mais detalhados dessas obras, visando apresentar um mapeamento de seus impactos.

Forum da Cidadania

O "Boom" Imobiliário também será tema de discussão do Forum da Cidadania, em evento a ser realizado no próximo dia 26/3, às 18:30 horas, no Campus Dom Idílio, da UniSantos (av. Conselheiro Nébias, 300). O evento, além de outros convidados, contará com o apoio da CEV dos Grandes Empreendimentos e com a presença da Veradora Cassandra.

Assessoria da Vereadora Cassandra Maroni Nunes – PT/Santos

Rua XV de Novembro, 103/109 – CEP 11010-151 – Tel. (13) 32191890 Telefax. (13) 32194950

cassandr@uol.com.br - www.vereadoracassandra.com.br