Imigração japonesa: CEV discute calendário

As primeiras discussões sobre a programação que deve durar um ano ocorreram em reunião da CEV que trata do tema.

Festival de Cultura Japonesa, exposições, implantação de jardim japonês no Botânico da Zona Noroeste, competições esportivas, festival de games e encenação da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Porto de Santos.

Estas são algumas das atividades propostas para o calendário comemorativo do centenário da imigração japonesa no Brasil, a ser celebrado em Santos. As primeiras discussões sobre a programação que deve durar um ano ocorreram em reunião da CEV - Comissão Especial de Vereadores, que trata do tema, presidida pelo vereador Reinaldo Martins. O encontro reuniu no último dia 20 lideranças da colônia japonesa em Santos, membros da comissão municipal que coordena a festa e teve a participação também dos vereadores Suely Morgado, Marinaldo Mongon e representantes dos vereadores Braz Antunes, Benedito Furtado e Fábio Nunes.

A programação em estudo foi apresentada pela secretária de Turismo, Wânia Seixas, e prevê a realização de atividades a partir de junho deste ano. No próximo mês, uma reunião da comissão municipal vai definir o formato final do calendário para produção dos eventos.

Em nome da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai ressaltou a necessidade da agenda festiva contribuir para o resgate de conhecimentos e da cultura japonesa. Ele lembrou que, desde a Segunda Guerra, houve uma ruptura na colônia, que passa por um processo de reestruturação na cidade.

"Agora, com a devolução da Casa (antigo prédio confiscado pelo governo federal em e devolvido pelo governo Lula), precisamos estimular uma ampla mobilização em Santos", para que os próprios nikkeis (descendentes) possam ter mais contato com a memória e cultura japonesa. Sadao defendeu ainda uma participação mais efetiva de japoneses que vivem na cidade nos eventos e acrescentou ser necessário a Prefeitura contar com uma assessoria específica para planejar as ações", disse.

Para Reinaldo, é fundamental discutir uma agenda que contemple as aspirações da colônia e que coopere para sua integração com a própria cidade. O vereador acredita que o momento de festa deve não só reverenciar o passado, mas também enaltecer a grande contribuição japonesa para o presente e futuro, com seus avanços tecnológicos.