Ilha Diana registra conquistas

Em breve terá energia e esgotamento sanitário

Compartilhe!

3 curtiram

Duas boas notícias em relação a obras de infraestrutura – energia e esgoto -  foram transmitidas para a população da Ilha Diana, pela CEV que acompanha as reivindicações da área continental junto ao setor público, na última terça-feira à noite, do dia 07/12, em audiência pública no Centro Comunitário da comunidade.

Foram detalhados pelo vereador Benedito Furtado – que é o presidente da CEV -  e por representantes de órgãos públicos,  o projeto que dará a população da Ilha, em torno de 250 pessoas,  energia de qualidade (com parte da obra já em andamento), num trabalho  conjunto  da CPFL e Embraport ,   e também o projeto de esgotamento sanitário, que inclui rede de esgoto de 700 metros,  beneficiando as 53 moradias, construção de Estação Compacta de Tratamento, com previsão de início de obras no segundo semestre de 2011, conforme assegurou a gerente de Divisão da Sabesp de Santos, Ana Luiza Almeida Cardoso.

Ela expôs  os prazos necessários para a licitação e antes disso, haverá o  estudo geotécnico da área  , já que a instalação de tubulação poderá necessitar de rebaixamento do terreno, ou seja ¨canudos¨ para a drenagem do solo. A Sabesp fará acompanhamento durante 6 meses da comunidade, após a instalação do esgotamento sanitário, visando o uso correto da água e a destinação do esgoto.   

Um analista ambiental  da  Semam, Carlos Américo Bulhões Brasílico, por sua vez, fez uma breve explanação sobre melhorias previstas no gerenciamento dos resíduos sólidos (cerca de 180 quilos de lixo orgânico e reciclável são  gerados e recolhidos diariamente na Ilha)   que poderão ganhar uma central de gerenciamento na própria comunidade, tendo em vista a necessidade da Prefeitura  cumprir metas ambientais e em razão do monitoramento do  lodo de descarte que será gerado pela  futura estação de tratamento de esgoto. A lha insere-se  em Zona de Preservação (ZP) definida pela Lei de Uso e Ocupação do Solo na área Continental, LC 359 de 25 de novembro de 1999.

ENFIM ENERGIA BOA

Na ocasião,  Furtado leu relatório  encaminhado pela Embraport, que financiará a instalação da Linha de Transmissão de Energia em 13,8kV, que alimentará a Ilha Diana,   já que a empresa não pôde enviar representante à audiência pública mas participou,  no dia 3 de dezembro, de reunião com o Vereador.  Para que a obra se viabilize,  falta apenas a  licença ambiental  da Marinha autorizando   a passagem do  cabeamento aéreo  do terreno da Embraport  até a Ilha, cruzando o Rio Diana numa extensão de 160 metros. Já foram instalados os postes da Linha Tronco, que partem da estrada Piaçaguera -Guarujá até a Codesp e, até 20 de dezembro,  deverá ser concluída a instalação de postes que vão da Ilha Tronco ao ramal da Ilha Diana, segundo o documento.

De acordo com engenheiro da CPFL presente à reunião,  Wilson Roberto Souza,  ainda esse mês,   começam os serviços para  a instalação de 26 postes galvanizados  nas vielas da  Ilha Diana e dois transformadores com capacidade de 150 Kwa. Um desses transformadores ficará em stand By para caso de emergência ou reforço de energia, como por exemplo, ocasiões de festas típicas,cuja demanda é de 75 Kva.  

Segundo Furtado,  a conquista de energia de qualidade para a Ilha Diana representou um longo processo de acompanhamento e empenho da CEV,  já que foram necessárias dezenas de reuniões e liberação de várias licenças ambientais junto à Codesp, Ibama e  Base Aérea, além da Marinha cuja documentação final está sob análise no Rio de Janeiro, após ter sido avaliada  pela Capitania dos Portos de S. Paulo, em Santos . ¨Estamos acompanhando semanalmente essa tramitação mantendo contado permanente com o comandante Marcelo Ruas Nogueira,  designado pelo Capitão dos Portos Antonio Sérgio de Alencar para essa questão¨. 

Furtado explicou que tanto ele,  como Telma de Souza, que integram a CEV, foram muito bem recebidos pelo Capitão dos Portos no dia 25 de agosto, sendo a documentação encaminhada dias depois para o Rio de Janeiro. A instalação da energia na Ilha também dependeu de algumas providências da Prefeitura, tais como cadastro de moradores e elaboração de projeto interno, medidas que foram agilizadas pelo cel.

Trovão, chefe do Departamento de Administração Regional da Área Continental, presente também à audiência.  A audiência teve participação de cerca de 40 moradores da ilha,  membros da diretoria   da sociedade de Melhoramentos da localidade, presidida por Evaldo Domingos Lima, e ainda do vereador Odair Gonzalez.

Atualmente a população da Ilha Diana é servida pela energia fornecida pela Codesp de forma precária, por meio de cabeamento submerso, que está muito desgastado.   A precariedade das linhas provoca sucessivas quedas de energia,  queima de aparelhos domésticos, além de prejuízo na conservação de alimentos e  medicamentos no Posto de Saúde, além de falhas em todos os serviços que exigem energia elétrica. 

 

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br