Igreja no Macuco provoca queixas

Reclamação foi parar na Câmara

Abaixo assinado com mais de 50 assinaturas de moradores do Macuco protestando contra barulho excessivo gerado pela Igreja Assembléia de Deus, localizado na rua João Alfredo 281, esquina com a Av. Siqueira Campos, foi anexado ao  requerimento que o vereador Benedito Furtado apresentou na sessão da Câmara da última segunda-feira (26/5/08), solicitando providências da Prefeitura. Berros de exaltação e ruídos causados pelo uso de amplificadores nos instrumentos musicais de percussão são a maior fonte de queixas.

A briga de moradores contra a Igreja começou em agosto do ano passado quando foram iniciados cultos nesse local. Desde então foram lavrados dezenas de boletins de ocorrência na Delegacia, queixas na Ouvidoria, solicitações à Guarda Municipal, pedidos de medição de ruídos à Semam sem que resultados concretos fossem obtidos. A Igreja chegou a construir parede de tijolos no entorno  mas sem proteção acústica adequada.

De acordo com os moradores, o estabelecimento religioso não vem respeitando Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público no dia 2l de fevereiro de 2008. Ficou definido entre as partes que, enquanto não fossem concluídas todas as obras para adequação acústica não poderiam ser promovidos eventos e atividades que provocassem propagação de sons ou ruídos acima dos limites estabelecidos na legislação.

Como o barulho continua insuportável os moradores elaboraram abaixo-assinado à Prefeitura mas não conseguiram entregar à documentação à Ouvidoria Municipal. Funcionária desse setor alegou que no entender do poder público municipal o problema já foi solucionado.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850