A formação de cuidadores de idosos para que atuem de forma voluntária junto à comunidade foi uma das reivindicações apresentadas nesta quarta-feira (30), na Audiência Pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha e fiscaliza as políticas públicas voltadas à Terceira Idade.
O encontro foi realizado na Sala Princesa Isabel, da Câmara de Santos, e segundo anunciou o presidente da CEV, vereador Adilson Júnior (PT), a providência será oficiar à Secretaria de Estado da Educação para que crie curso profissionalizante específico na Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (Fatec-BS), que funciona em Santos.
Presente à Audiência Pública, o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB), se comprometeu a encaminhar a proposta ao secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza.
Adilson Júnior disse que ao mesmo tempo fará gestões junto à Defesa Civil de Santos para avaliar de que forma a organização pode colaborar na arregimentação de cuidadores de idosos voluntários, visando suprir as necessidades de idosos que vivem sozinhos e exigem cuidados especiais.
GRATUIDADE NO TRANSPORTE – Ao abrir a Audiência Pública, Adilson informou aos presentes que já encaminhou Indicação ao prefeito João Paulo Tavares Papa, debatida no encontro da CEV realizado em maio, para que a gratuidade no transporte coletivo de Santos seja reduzida de 65 para 60 anos.
Defensor da redução da idade no transporte coletivo, em sua exposição o deputado Ricardo Trípoli relacionou alguns dos programas que o governo do Estado desenvolve em Santos e região, voltados à Terceira Idade. Ele recordou que, na condição de deputado estadual, foi autor da lei que instituiu a Política Estadual do Idoso, e enfatizou a importância do exercício da cidadania na Terceira Idade, não só para se manter ativo e aumentar a autoestima, mas principalmente para que os idosos sejam respeitados nos seus direitos.
Ao ser concedida a palavra aos presentes, foram apresentadas diferentes propostas, como a referente à questão dos cuidadores de idosos, relatada por Dinéia Paiva Loureiro, da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla da Baixada Santista (Apembs).
CONSERVAÇÃO DAS CALÇADAS – Outra questão abordada por várias lideranças envolveu o estado precário das calçadas de Santos, repletas de buracos, e que são responsáveis por quedas e acidentes envolvendo os idosos.
Atento ao problema, o vereador Adilson Júnior revelou que, no âmbito da reforma do Plano Diretor de Santos, lutará para que a competência pela conservação das calçadas seja transferida do dono do imóvel para o Poder Público.
“Se o espaço é público, a responsabilidade tem que ser da Administração Pública”, afirmou Adilson, ao defender a necessidade de ser adotada a padronização das calçadas, com a implantação de todos os itens de acessibilidade, entre os quais, recuo para facilitar o acesso ao transporte coletivo e sinalização para deficientes visuais.
CENTRO DE ALZHEIMER – Importante reivindicação foi apresentada por cuidadora de portador de Alzheimer, ao sugerir a criação de um centro de referência para esse tipo de paciente. O vereador Adilson Júnior destacou a relevância do pedido e, por meio do deputado Trípoli, disse que fará a solicitação formal ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Em meio às intervenções dos presentes, houve apresentações do Coral Vozes da Fé, regido pela maestrina Lúcia Fidalgo. O grupo encerrou a Audiência Pública com uma canção de incentivo à campanha da seleção brasileira na Copa Mundial de Futebol. Ao final, o vereador Adilson Júnior presenteou o deputado Ricardo Trípoli com a réplica de um bonde, símbolo turístico da cidade de Santos.
Presidida por Adilson Júnior, a CEV “Qualidade de vida para um envelhecimento saudável” é composta pelos seguintes vereadores: Sadao Nakai (PSDB), Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), Marcelo Del Bosco (PPS) e Roberto de Jesus (PMDB).
Gabinete: R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151
Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100 – www.adilsonjunior.com.br
E-mail: adilson@adilsonjunior.com.br
Assessoria de Imprensa | Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668