Hugo Duppre quer oficializar Campeonato Santista

Indicação sugere Projeto de Lei do Executivo

A oficialização do Campeonato Santista de Pedestrianismo foi proposta pelo vereador Hugo Duppre (PMN) durante a sessão plenária de quinta-feira 14. Por meio de indicação ao prefeito João Paulo Tavares Papa, o parlamentar solicitou que seja enviado Projeto de Lei ao Legislativo, oficializando e regulamentando o campeonato. “A importância deste evento justifica que seja amparado e perpetuado por lei específica”, argumentou.

Hugo Duppre frisou que o campeonato é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes) e, ao longo de mais de 20 anos, revelou atletas de ponta, que hoje representam a Cidade nacional e internacionalmente. “Alguns continuam em atividade, como é o caso de Valmir Nunes, Giovane, Sirlene, Leone, entre outros”, relacionou, lembrando também da Safira, José Milton, Sueli, Nelma, Keka e Feitosa.

“No início as provas tinham em média 300 atletas”, disse Hugo Duppre, ao informar que logo passou a 600 e hoje correm em média 1.300 atletas por prova. Ele recordou que foi assim também com os 10 Km Tribuna FM, que já fez parte do campeonato: “Hoje já são 15.000 corredores participando desse evento”.

O vereador destacou os reflexos propiciados pelo campeonato no campo social, da saúde e do esporte. “Os benefícios atingem tanto o praticante quanto os cofres públicos”, afirmou, ao enfatizar que “enquanto se exercita, o cidadão não está nas filas das policlínicas e hospitais”.

Hugo Duppre acrescentou: “Basta citar os resultados de pesquisas recentes, que relacionam a recuperação de casos de câncer do intestino e da mama em pessoas que passaram a ter atividades físicas regulares. E na prevenção, as pesquisas mostram que mulheres ativas têm 29% menos probabilidade de desenvolver a doença e entre os homens essa probabilidade é de 22%”.

Visando subsidiar a oficialização e a regulamentação do campeonato, o vereador apresentou as seguintes sugestões:

1) Estabelecer a quantidade de provas e as respectivas datas de realização que não deverão ser alteradas.

2) Após 15 minutos da largada, o corredor que não tiver passado no Km 2 será automaticamente desclassificado, mediante aviso da organização, e o trânsito liberado naquele trecho (exceto se abrir inscrição para caminhadas);

3) As equipes poderão inscrever somente dois atletas por categoria de idade;

4) Para efeito de segurança e maior lisura, todas as provas terão um tapete de cronometragem no Km 5, além dos tapetes na largada e chegada;

5) Se for cobrada taxa de inscrição, o depósito deverá ser feito de acordo com instruções da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Caso seja feita através da doação de alimentos, os mesmo deverão ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade de Santos mediante recibo, que deverá ser apresentado no ato da inscrição na Semes.

6) Que os resultados obtidos no campeonato santista sejam considerados para efeito de classificação na Elite "B" dos 10 Km Tribuna FM.

HOMENAGEM – Ainda em plenário, o vereador Hugo Duppre apresentou requerimento de congratulações ao casal Marinete Oliveira Machado de Melo e Roberval Machado de Melo, pela manutenção do site e revista Costa da Mata Atlântica.

Conforme frisou o vereador, “é louvável o empenho e a paixão com que Marinete e Roberval se dedicam à divulgação do esporte e dos esportistas de Santos e Baixada Santista”.

Inúmeros corredores compareceram à sessão para prestigiar a homenagem.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.