Hospital dos Estivadores poderá ser público

Vereador luta para dar fim ao impasse

Curtir

Uma antiga luta do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) conquistou mais um passo rumo à vitória na tarde da última segunda-feira, dia 13/09. Em reunião com o ministro interino da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), o vereador Banha expôs a importância de o governo absorver o antigo Hospital dos Estivadores de Santos.

“Desde o ano passado defendo a ideia de transformar aquele prédio em um equipamento de saúde para a população, de fato. Isso porque Santos atende pessoas dos nove municípios da região. E, infelizmente, não damos conta dessa demanda. Não é preciso ler estatísticas para constatar que o sistema de saúde está precário. Basta ir a qualquer ponto de atendimento do SUS e ver que as filas se arrastam por horas. As consultas chegam a demorar meses para serem realizadas e vemos pessoas morrendo enquanto esperam”, disse Banha.

Tanto o ministro quanto o prefeito garantiram que os governos municipal e federal não pouparão esforços para realizar o antigo pleito do parlamentar. “O prefeito vai investir, vai comprar o imóvel e nossa cidade terá mais 300 leitos. Já o ministro mostrou boa vontade em fazer com que o hospital sirva à cidade. Com isso a gente de nossa cidade e região terão mais dignidade nesta importante área que é a saúde”.

Estímulo à leitura e à cultura

Foram aprovadas pela Câmara de Santos, nesta segunda-feira, 13, em primeira discussão, dois Projetos de Lei (PL) que incentivarão o hábito da leitura e o gosto pelos teatros. O alvo dos PLs serão os alunos da rede pública municipal de Santos. Se as proposituras forem aprovadas, os jovens serão levados ao teatro a cada seis meses e terão que ler pelo menos um livro por semestre.

De acordo com Banha, a proposta é inserir no dia-dia dos jovens o habito da leitura, além de deselitizar os teatros da cidade. “Com as tecnologias do mundo moderno, nossos jovens deixaram os livros de lado. E o resultado disso é uma garotada com vocabulário e conhecimento geral limitados. A leitura é crucial para a evolução do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso conhecimento e dinamizar o raciocínio.

Quanto ao teatro, temos de mostrar às nossas crianças que a apreciação do mundo artístico deve estar ao alcance de todos. Teatro não é coisa de granfino, não. No Sesi, por exemplo, é possível conferir ótimas peças gratuitas e no Sesc diversos espetáculos são apresentados por menos de R$10”.

O parlamentar entende que se essas atividades fizessem parte da rotina das pessoas, muitas teriam gosto em apreciar uma boa obra literária ou um espetáculo. “Por isso, acredito que todas as escolas (particulares ou públicas) devem fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura e a cultura. Só assim, teremos uma aula diferente, interdisciplinar e construtivista. E isso é fundamental para a boa formação das futuras gerações”, explica Banha.

Se as proposituras forem aprovadas, conteúdo do livros e os espetáculos serão de livre escolha da escola ou do docente responsável pela classe. Ao final da leitura, os alunos serão submetidos a uma avaliação de interpretação de texto.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; 3219-6419