Hospital da Zona Noroeste pode voltar a ter UTI

Informação é do secretário municipal de Saúde

O Hospital da Zona Noroeste pode passar a contar em breve com oito leitos UTI e mais um de reforço para isolamento. A informação foi prestada terça-feira (dia 27) pelo secretário municipal de Saúde, Odílio Rodrigues Filho, ao vereador Manoel Constantino (PMDB), líder no Governo na Câmara, durante reunião pedida pelo vereador para apresentar várias reivindicações para o Hospital.

Além da UTI, Constantino pediu também a reforma do sistema de ar-condicionado do prédio, cuja deficiência torna o local abafado e não adequado para os profissionais e pacientes, melhorias no sistema de segurança e instalação de novos aparelhos de televisão nas salas de espera. As obras no sistema de ar-condicionado já foram objeto de licitação, segundo o secretário, e devem ter início em breve.

Outra reivindicação entregue pelo vereador ao secretário foi quanto à iluminação pública no entorno da UBS do Rádio Clube (Avenida Hugo Maia) e a limpeza do estacionamento desse equipamento para que os funcionários possam utilizá-lo.

Os leitos de UTI, conforme foi informado ao vereador, estão sendo objeto de entendimentos com uma cooperativa de médicos, já que não haveria profissionais disponíveis no serviço público para essa finalidade, embora a secretaria ainda tente contratações. A dúvida é a legalidade de um contrato direto com essa cooperativa, o que será examinado juridicamente. A cooperativa passaria a operar a UTI, a um custo mensal de R$ 100 mil,  utilizando equipamento da Prefeitura já existente.

Para o vereador, é uma alternativa para resolver a situação do hospital, cuja principal falha é não dispor de UTI. “Além disso, mostra que tanto o secretário quanto o prefeito estão comprometidos com a saúde pública”, afirma.

100 leitos
De acordo com os dados fornecidos pelo secretário Odílio Rodrigues Filho, a disponibilidade do hospital hoje é de 100 leitos:  20 leitos para maternidade, 27 para clínica geral, 17 para pediatria e 36 leitos de repouso.

Gabinete: Vereador Manoel Constantino