O vereador Sadao Nakai (PSDB) quer que a prefeitura faça um programa de conscientização juntos aos servidores públicos quanto à importância de aprendizado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). "Apresentei requerimento no ano passado pedindo a capacitação dos servidores, pois há denúncias de munícipes afirmando que faltam intérpretes nos hospitais. Isso pode acarretar em diagnósticos errados por parte dos médicos", afirma Sadao.
Em resposta ao requerimento do vereador, a prefeitura informou que, em 2009, apenas oito servidores se manifestaram favoravelmente à capacitação. Porém, de acordo com a presidente do Conselho Municipal para Integração da Pessoa com Deficiência (Condefi), Célia Regina Saldanha Diniz. o decreto federal 5.626/2005 estabelece que 5% do funcionalismo público devem estar capacitados em LIBRAS.
Decreto Federal - de acordo com o Decreto Federal 5.626/2005, 5% dos funcionários públicos municipais devem estar capacitados para a linguagem de sinais. Um levantamento feito pelo Conselho Municipal para Integração da Pessoa com Deficiência – Condefi, aponta a existência de 750 funcionários públicos que podem ser capacitados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este é um pleito que visa, principalmente, atender aos munícipes que vão aos hospitais e que não conseguem ser entendidos. Foi elencado que o setor primordial é o da Saúde e, logo em seguida, o da Educação.