Horário de atendimento nos bancos é polêmica

Pedido de mudança foi encaminhado a Febraban

O assunto continua gerando polêmica e discussão. Desde 1998 com a mudança no horário de abertura dos bancos, das 10 para às 11 horas imposta pela Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban) muitos comerciantes tem se sentido prejudicados; a população acumula queixas do tempo de espera nas longas filas e falta de banheiro, além da dificuldade do cliente idoso, não adaptado à informatização,  que prefere o contato pessoal a utilizar os cartões nos caixas eletrônicos.

Por estes motivos, o vereador Odair Gonzalez (PR) solicitou ontem (27/08/09), em sessão na Câmara Municipal de Santos, que a Febraban volte a autorizar os bancos a funcionarem das 10 às 16 horas, ampliando o horário em uma hora, como antes de 1998. O vereador também requisitou que todas as agências bancárias possuam banheiros para os clientes e que respeitem a lei de espera de no máximo 30 minutos.

“Os bancos na cidade de Sao Paulo funcionam de segunda a sexta feira das 10:00 as 16:00 horas. Precisamos lutar para que isso ocorra também em nossa cidade e em todo litoral paulista. Com esta medida teríamos a redução das filas, as pessoas teriam mobilidade para resolver seus problemas bancários e o comércio em geral ficaria melhor”, argumenta o vereador.

Segundo Gonzalez a tecnologia proporciona ganho de tempo e conveniência para o dia-a-dia. Porém alguns clientes não gostam de inovações, não confiam ou as temem, preferindo um contato pessoal. “Em sua maioria são pessoas idosas. E precisamos respeitar as opiniões e os limites de cada um. Se por um lado a tecnologia aplicada à automação bancária traz a conveniência do atendimento 24 horas por dia, por outro, traz à tona fobias, medos e bloqueios em relação a máquinas para uma grande parcela da população”, explica Odair Gonzalez.

De acordo com o vereador a satisfação geral do cliente pelo atendimento nas agências bancárias não melhorou, permanecendo várias reclamações. “Percebemos bancos desrespeitando a lei que determina tempo máximo de 30 minutos de espera na fila. Em algumas agências muitas pessoas, inclusive os idosos, ficam em pé um bom tempo esperando na fila de atendimento. Não bastasse o desconforto, ainda há de ressaltar-se a ausência de serviços básicos como banheiro masculino e feminino. Temos de lembrar a urgente necessidade de cobrar a instalação de banheiros nas agências bancárias”.

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489 –
cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309, 13 9757-1004
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br
site: odairgonzalez.com.br