Familiares, amigos além de representantes de instituições espíritas de Santos e outras entidade sociais lotaram o plenário da Câmara no último dia 5 de setembro, às 19 horas, na solenidade de entrega da medalha de honra ao Mérito Brás Cubas, in memoriam ao ex-presidente do Centro Espírita ¨Ismênia de Jesus¨, (Casa dos Pobres), Camilo Lourenço, falecido no ano passado.
O vereador Benedito Furtado ( PSB) autor da propositura da honraria fez a saudação a Camilo Lourenço, destacando seu trabalho exemplar à frente do Ismênia de Jesus, durante mais de 60 anos, vinte e oito dos quais na função de presidente. Além do conforto espiritual às pessoas fragilizadas, Camilo ampliou e dinamizou os serviços da instituição fundada há 71 anos em Santos pela benemérita Maria Máximo. ¨Mesmo com atraso, essa homenagem visa corrigir uma omissão e dar visibilidade a um cidadão desprovido de vaidade, que conduziu sua trajetória na Terra baseado em valores da fraternidade e na edificação de um futuro melhor para todos¨, assinalou Furtado.
Como parte da homenagem, o conjunto de Violões Poema Azul, dirigido por Áurea Furtado de Oliveira Albuquerque interpretou hinos espíritas e clássicos do MPB, emocionando a platéia com músicas como Quanta Luz, Se eu Fosse uma Estrela e Risos de Bonança, de João Cabete e Se Todos Fossem Iguais a Você, de Vinícius e Jobim.
A solenidade foi presidida pelo vereador Marcelo Del Bosco, que também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Centro Espírita Ismênia de Jesus, atualmente sob a presidência de Ismael Leal Leite. A instituição mantém creche que atende cerca de 300 crianças, a Escola de Ensino Fundamental Ordem e Progresso, e o Departamento voltado à população de rua e pessoas de baixa renda, que chega a atender média de 150 pessoas diariamente, com distribuição de prato de sopa, roupas, remédios, móveis e outros encaminhamentos sociais, além de outros serviços e divulgação da Doutrina Espírita.
Também se manifestou na solenidade o presidente da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Santos – USE – Lamartins de Souza Gama, destacando o importante papel desempenhado por Camilo, abrindo as portas do Ismênia para abrigar a sede daquela instituição durante 16 anos e seu empenho pela unificação das correntes predominantes no movimento espírita da região. ¨Todos nós do movimento espírita agradecemos o trabalho desse insigne companheiro, pela força de sua liderança e pelo brilho de sua representação¨.
Os agradecimentos foram feitos pela filha de Camilo Lourenço, Cecília, diretora da Escola Espiritualista Ordem e Progresso e pelo filho Henrique Lourenço. Enquanto Cecília se deteve em falar do exemplo de bondade e dedicação ao próximo e à família que foi seu pai, Henrique Lourenço fez um retrospecto da história da Instituição Ismênia de Jesus e todos aqueles que colaboraram para a sua solidificação e para a expansão da doutrina espírita.
A solenidade contou com a presença, entre outras autoridades, de Oswaldo Lourenço, Presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Brasil; Lourival Rocha Lourenço, da Associação Espírita Anjo Gabriel; José Luiz de Souza, presidente Fraternidade Espírita.; Silvio Amado Gonçalves, diretor presidente da Associação do Pessoal Técnico da Codesp ; João Carlos de Souza, presidente do Cáritas Grupo Filantrópico Portuário; Ângela Caneo, diretora do grupo Espírita Andre Luiz e o advogado Oscar Cabral, representando o presidente da OAB de Santos, dr. Rodrigo de Figueiredo Lira.
Confira a saudação do vereador Benedito Furtado a Camilo Lourenço.
Discurso de saudação ao Sr. Camilo Lourenço
A homenagem que esta Casa presta hoje a Camilo Lourenço, que está no plano espiritual, se reveste de dois aspectos importantes. É a primeira vez que a Câmara Municipal de Santos confere medalha de honra ao Mérito Brás Cubas pós mortem. Na verdade estamos corrigindo uma grande omissão. Esta homenagem deveria ter sido prestada em vida.
Camilo Lourenço foi um exemplo de bondade e dignidade, pai de família amoroso e participativo, dedicando sua vida, assim como fez sua esposa, Dona Maria Dolores, a dar atendimento espiritual e moral às pessoas fragilizadas, a proporcionar mais conforto material aos mais necessitados, além de ser um estudioso do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.
Mais que isso : colaborou intensamente para a difusão desses ensinamentos fraternos , inicialmente como membro e depois ocupando cargos de direção e a presidência, durante 28 anos, do Centro Espírita ¨Ismênia de Jesus¨, - (Casa dos Pobres), uma entidade a qual temos o dever de enaltecer, na medida que há 71 anos realiza uma obra social magnífica em Santos.
A instituição, estabelecida à Rua Campos Melo, 312, atua em benefício dos mais pobres, mães solteiras, população de rua e de todos aqueles que precisam de apoio material e espiritual, sem contar as atividades voltadas à formação educacional, espiritual e moral de crianças, por meio da creche e da Escola Espiritualista Ordem e Progresso instalada há 61 anos em nossa Cidade. Ali se transmite conhecimento num ambiente saudável, onde a paz, a verdade, a justiça e o amor são valores igualmente cultivados.
O segundo aspecto importante dessa cerimônia é a de mostrar à sociedade, dar visibilidade a cidadãos que, silenciosamente e de forma abnegada, se dedicam à prática do bem, raramente ganhando espaço na mídia e o justo reconhecimento pelo seu trabalho.
São pessoas especiais, desprovidas de vaidade, que conduzem sua trajetória na Terra baseada em valores fincados na fraternidade e na edificação de um futuro melhor para todos.
Bem distantes de valores tão em voga no mundo ocidental, calcados no individualismo, no acúmulo de riquezas e na obtenção, a qualquer custo, de benefícios que só servem aos próprios interesses e não ao conjunto da sociedade.
Portanto, a sessão solene que se realiza hoje na Sala Princesa Isabel, marco de tantos episódios importantes na história de Santos, ganha um significado especial para mim, como legislador, cuja luta tem sido , sobretudo, na defesa da população menos favorecida e de todas as formas de vida.
Estou falando para uma platéia - entre os quais muitos familiares do velho companheiro Camilo Lourenço - que certamente possui uma visão mais abrangente e mais clara da missão que cada ser humano deve desenvolver aqui na Terra.
Por isso, fiquei mais feliz ainda ao saber, recentemente, que muito daquilo que a doutrina espírita prega, tem a ver com princípios que também cultivo, que é a vida saudável, com respeito à Natureza, ao homem e ao Meio Ambiente.
Nosso homenageado nasceu em Santos no dia 6 de junho de 1921. É filho dos imigrantes espanhóis, Constantino Lourenço e Isolina Martins. Teve uma infância humilde, ingressando na escola, por conta das dificuldades da época, apenas aos 11 anos. Cursou ensino profissionalizante no colégio Escolástica Rosa, na área de modelagem, fundição e mecânica.
Trabalhou inicialmente numa oficina mecânica onde aprendeu noções das atividades de ferreiro e caldeireiro. Foi graças a habilidade de caldeireiro que ingressou na Companhia Docas de Santos em 19 de outubro 1940, quando tinha 19 anos, no cargo de caldeireiro na Oficina Mecânica, onde ficou durante 4 anos.
Na seqüencia exerceu funções de conferente praticante e funcionário na antiga Divisão de Tráfego, passando a fiel de armazém ajudante em outubro de 64 e fiel de Armazém, a partir de outubro de 1968, cargo que exerceu até sua aposentadoria em 1973.
Foi pelas mãos de sua esposa, Maria Dolores Fernandes Lourenço, com quem manteve feliz união durante 57 anos, que começou a freqüentar o Centro Espírita Ismênia de Jesus, (Casa dos Pobres), quando tinha 23 anos e ainda namorava Dolores.
Começou como colaborador e a seguir, graças ao seu interesse pelas causas sociais, e as habilidades na área de manutenção e passou a ocupar diretorias até chegar à presidência da instituição em 1979 onde permaneceu até 2007, ano de seu falecimento.
Mesmo dedicando muitas horas diárias ao Ismênia de Jesus, onde implementou reformas e criou novos serviços sociais, sempre foi um pai de família dedicado, como afirmam seus filhos, Henrique, Celso e Celeste. Os três têm ligações com a instituição - Henrique e Celso como membros do Conselho de Administração e Celeste como diretora da Escola Espiritualista Ordem e Progresso, desde outubro de 2000.
Celeste define seu pai como ¨pessoa maravilhosa¨ que mesmo trabalhando ativamente nunca deixou a família de lado, sempre preocupado com o bem estar dos filhos e dos netos Helil, Priscila, Gisele, Camila, Rodrigo e Diego. Camilo era amante de leitura, especialmente de textos espíritas.
Com o médium Chico Xavier manteve correspondência durante anos, chegando a visitá-lo, algumas vezes em Uberaba. Camilo também deu as diretrizes à creche que hoje cuida de 298 crianças, um projeto bem cuidado que substituiu a partir de 1980 o sistema de internato, criado em 1939 pela idealizadora dessa importante obra social, Maria Máximo.
A creche Ismênia de Jesus, do Departamento Maria Martins de Andrade, cuida de crianças do berçário ao Jardim II , oferecendo 4 refeições diárias com orientação didática, recreação, higiene e todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. As crianças, a parti dos 6 anos passam a freqüentar a Escola Espiritualista Ordem e Progresso.
O Centro Espiritual Ismênia de Jesus mantém ainda o Abrigo Miguel Máximo, que atende famílias de baixa renda, em 10 casas independentes, para ocupação gratuita temporária.
Já o Dispensário Maria Máximo, com apoio de comissão de obreiras, presta assistência a todos que procuram a instituição, pedindo auxílio material, fornecendo gêneros alimentícios, roupas, enxovais de bebê, remédios, calçados, cobertores e até móveis.
O Projeto Prato de Sopa responde pelo fornecimento diário de alimentação para pessoas carentes, respeitando o projeto criado em 24 de agosto de 1941.
Em uma ampla cozinha e refeitório com 225 m2 é preparado o alimento fornecido aos mais necessitados das 12 às 14 horas. Mas o serviço não se restringe à distribuição do alimento.
Documentação, roupas, calçados, passagens municipais, corte de cabelo, banhos, além de assistência espiritual movimentam o cotidiano desse Departamento que cumpre com importante trabalho humanitário, no atendimento de 150 pessoas por dia.
A funcionária pública Rosilda Sant´Anna, que atua em meu gabinete na área de assistência social, há muitos anos acompanha as atividades prestadas pelo Centro Espírita Ismênia de Jesus.
Ela não tem dúvidas que o apoio espiritual prestado pela instituição e a ajuda material dada aos mais necessitados contém profunda dose de amor. ¨Até os pães e doces deliciosos distribuídos na creche e para a população de rua são ali fabricados
Ao lembrar do papel desempenhado por Camilo Lourenço em sua vida, Rose faz um relato emocionado : ¨No momento mais difícil da minha vida conheci o Sr. Camilo. Sua voz calma, mas firme e sua serenidade conseguiam reorganizar meus pensamentos, sentimentos e emoções. Dei o nome de Camila à minha filha em sua homenagem. Ele foi e sempre será meu mentor espiritual¨.
Para a neta Gisele, bondade e o otimismo caracterizaram a personalidade do avô Camilo. ¨Ele transmitia tranqüilidade dizendo que tudo na vida tem seu tempo. De personalidade simples e modesto, também não costumava divulgar os seus feitos¨.
Ouvi, recentemente, de um amigo a necessidade de cultivarmos correntes do Bem. E hoje, certamente, estamos fortalecendo elos dessa corrente, homenageando essa figura exemplar que nos deixou o ano passado, mas certamente continua trabalhando, em outro plano, pelos mais necessitados.
Uma fortaleza para os mais fracos.
Uma estrela iluminando o caminho de quem perdeu a esperança.
Que a luz do meu querido amigo Camilo ilumine a todos.
Muito obrigado.
BENEDITO FURTADO
Vereador – PSB
Vereador Benedito Furtado (PSB)Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850 www.beneditofurtado.com.br gabinete@beneditofurtado.com.br