Homenagem a Quintino de Lacerda

Quadro do ex-parlamentar foi revitalizado

Nesta quinta-feira (06/12) foi realizada uma cerimônia de troca do quadro do antigo Presidente da Câmara de Santos, o vereador Quintino de Lacerda, da Galeria dos Presidentes da Casa. O parlamentar foi o primeiro vereador negro do Brasil e primeiro a presidir a Casa Legislativa.

O intuito da troca da foto foi uma homenagem idealizada pela vereadora Telma de Souza, em razão da diferença da arte entre as demais da Galeria.

A cerimônia contou com a participação de diversos vereadores, como o Presidente da Casa, o vereador Adilson Junior, Telma de Souza, Ademir Pestana, Chico Nogueira, Lincoln Reis, Carabina, Fabrício Cardoso e Jorge Fernandes, vereador suplente, e representantes do Conselho da Comunidade Negra, sociedade civil e outros.

Quintino de Lacerda

Nascido em Sergipe, Quintino de Lacerda viveu em Santos, foi escravo de Antônio de Lacerda Franco, que lhe concedeu a alforria em demonstração da amizade que existia entre ambos. Em 1895, Quintino se elegeu vereador com o terceiro maior número de votos. É, também, considerado o primeiro vereador negro da história de Santos. Quintino de Lacerda morreu em 1898, de ataque cardíaco.

Álbum de Fotos