Hoje tem audiência pública, às 19 horas

Debate organizado por comissão de vereadores acontece na Universidade Santa Cecília

Compartilhe!

1 curtiu
A Câmara Municipal de Santos realiza, na quarta-feira (21 de agosto), em parceria com a OAB e a Unisanta, o segundo debate sobre a Reforma Política. A audiência pública será às 19 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Rua Cesário Motta, 8, 4º andar, Boqueirão, Santos).
 
Participam como palestrantes o advogado Sérgio Sérvulo da Cunha, que vai falar sobre o tema "fins e modo da reforma", e o cientista político Alcindo Gonçalves, que discorrerá sobre “sistema eleitoral”.
 
O encontro, aberto ao público em geral, não exige inscrição prévia. “A participação popular nesses debates é fundamental para o esclarecimento de dúvidas e elaboração de propostas”, diz o presidente da Câmara e integrante da Comissão da Reforma Política, vereador Sadao Nakai (PSDB).
 
A primeira audiência, realizada no dia 6 de agosto, em parceria com a UniSantos, contou com palestras do promotor de Justiça e professor da universidade, Luiz Sales do Nascimento, e do advogado, mestre em Direito Previdenciário e professor da Unisanta, Sérgio Pardal Freudenthal. 
Ambos defenderam a criação de regras claras para a reforma política. Entre as conclusões, a de que a mudança deve começar pela Constituição, para que a reforma seja efetiva, democrática e progressista.
 
Currículos
Sérgio Sérvulo da Cunha foi presidente da subsecção de Santos da OAB (1981 - 1983); professor na Faculdade Católica de Direito de Santos; coordenador, em Brasília, do Bureau de Acompanhamento da Constituinte, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, vice-prefeito na gestão Telma de Souza; e chefe de gabinete do ministro da Justiça, Márcio Thomás Bastos (2003 - 2004).  
 
Entre seus inúmeros textos publicados encontram-se: Dicionário Compacto do Direito, Fundamentos de Direito Constitucional, Princípios Constitucionais, Manual das Eleições (juntamente com o dr. Roberto Amaral), e Uma deusa chamada justiça, Ética. 
Alcindo Gonçalves é doutor em Ciência Política pela USP, professor e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UniSantos, coordenador do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) e editorialista do jornal A Tribuna.
 
Membros da Comissão
Além de Sadao Nakai (PSDB),  integram a comissão os vereadores Benedito Furtado (PSB, vice-presidente), Adilson Junior (PT, relator), Ademir Pestana (PSDB), Douglas Gonçalves (DEM), Fernanda Vannucci (PPS), Jorge Vieira da Silva Filho (PR), José Teixeira (PRP), Manoel Constantino (PMDB), Sérgio Santana (PTB).
 

Álbum de Fotos