Gestante carente poderá ter transporte de graça

Moradora pede a Odair plantio de mudas de Ipê

"Projeto de lei de Odair Gonzalez (PR) garantirá transporte gratuito a gestante que realizar consultas e exames do pré natal nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais da Rede Pública".

Com base no benefício já concedido nas cidades de São Paulo e Itapeva, o vereador Odair Gonzalez (PR) apresentou no dia (26/09/2009), na Câmara de Santos, projeto de lei garantindo transporte coletivo gratuito a todas as gestantes carentes quando estiverem realizando exames ou consultas do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais da Rede Pública. Se o projeto for aprovado o cadastramento das gestantes deverá ser feito na Secretaria de Saúde, que ficará responsável pela concessão de um cartão identificador a ser apresentado no momento do embarque no coletivo.

"Cada cartão conterá o equivalente aos vales transportes suficientes para as consultas mensais do pré-natal durante o período da gestação até os primeiros quinze dias de vida do bebê. Desta forma estaremos incentivando  e garantindo os procedimentos básicos, destinados a assegurar a saúde da gestante e do nascituro", explica Odair Gonzalez que alerta: "O recebimento indevido do vale transporte implicará no ressarcimento à Prefeitura de Santos da totalidade dos valores pagos”.

De acordo com Gonzalez, o projeto de lei tem a finalidade de beneficiar a gestante para ir e voltar das consultas e exames durante o pré-natal. "Muitas vezes, sem recursos, gestantes sem convênio deixam de fazer o acompanhamento médico, tão importante na gravidez para a mulher e seus bebês. Algumas gestantes, conscientes da necessidade do acompanhamento médico, mas sem recursos financeiros para pagar as passagens de ônibus, se dirigem aos hospitais e unidades de saúde caminhando. Até mesmo no dia do parto. A isenção do transporte, quando do acompanhamento pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, possibilitará que essas futuras mães tenham um atendimento mais digno."

Aposentada quer Santos cheirosa e colorida

“Moradora pediu a Odair Gonzalez plantio de  mudas de ipê e jasmim na orla e nas praças.”

Uma cidade com cheiro de jasmim e as cores dos ipês. Essa é a vontade da santista aposentada, Nicéia Lúcia dos Santos Pereira, moradora do canal 1, em Santos. O desejo de Nicéia foi transformado em dois requerimentos, apresentados pelo vereador Odair Gonzalez (PR) nesta segunda (26/10/2009), na Câmara de Santos e pode se tornar realidade.

"Gostaria de sentir o cheiro do lirismo, da nostalgia dos jasmins em cada canteiro do jardim da orla da praia, além de admirar as cores dos ipês no município", revela a moradora.  Conforme dona Nicéia, hoje é raro encontrar jasmim nos canteiros da orla, sendo um pé da espécie para cada três quilômetros percorridos. "Os ipês também são pouco cultivados no município e poderiam enfeitar praças, canais e orla, contribuindo para diminuir o efeito estufa que vivemos", explica.

Analisando a idéia de dona Nicéia, Odair Gonzalez notou que o aumento no plantio de mudas de jasmins e ipês poderiam favorecer também o turismo, além de alegrar a vida de todos.  "São medidas simples, porém que mudam para melhor nosso dia a dia", revela Odair Gonzalez.

Luciana Leal - MTB 22.489 –

cel. 13 8815.8977 e/ou 13 97571004

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.

Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)

e-mail: odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br

site: www.odairgonzalez.com.br