Gerente da SPU e membros da CEV da Habitação vistoriam áreas da Codesp

Os terrenos foram cedidos em 2001 para o município construir moradias populares, mas até agora nada foi feito.

Em vistoria técnica a Santos, a gerente regional da Secretaria do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, Evangelina Almeida Pinho, constatou irregularidades nas cinco áreas da União cedidas ao município para desenvolvimento de projetos habitacionais e vai pedir explicações da Prefeitura.

Evangelina esteve acompanhada do gerente substituto da SPU no Estado, Esmeraldo Tarquínio Filho (na foto com Cassandra), de membros da CEV, presidida por Cassandra, e de lideranças de movimentos de moradia.

Durante a vistoria em um dos terrenos, localizado entre a Rua Comendador Martins e Av. Senador Feijó, o grupo flagrou equipe da Construtora Termaq depositando entulho de pavimentação com consentimento da Prefeitura de Santos, segundo informado pelos funcionários daquela empresa.

Surpresa, a vereadora Cassandra disse que vai apresentar requerimento, solicitando informações para saber se a Prefeitura cobra aluguel ou cede a área para esse fim gratuitamente.

Já no terreno localizado entre a Rua Constituição e Av. Washington Luiz, outra surpresa: no local funciona parte da Costa Sul, concessionária Ford, que é proprietária do terreno ao lado. Segundo informações de Tarquínio, a concessionária incorporou um dos terrenos com autorização da CODESP, durante o governo de Fernando Henrique, mas não estaria pagando aluguel da área.

Outro caso preocupante refere-se à área ocupada pela ATMAS, associação que representa os aposentados metalúrgicos e de outras categorias e abrange o litoral Norte e Sul do Estado de São Paulo. A entidade construiu no ano passado sua nova sede em um dos terrenos onde a Prefeitura deveria ter executado projeto habitacional e o governo municipal, ciente, manteve-se omisso.

Vale lembrar que a ATMAS possui outra sede em local próximo.

Evangelina disse que enviará ofício à Prefeitura de Santos pedindo esclarecimentos sobre as irregularidades e também verificará na área jurídica da Secretaria de Patrimônio da União se o prazo de cessão dos terrenos para execução dos projetos expirou.

Participaram também da vistoria os vereadores Suely Morgado (PT), Benedito Furtado (PSB) e assessores dos vereadores Braz Antunes e Banha.

Gabinete: Rua 15 de Novembro, 103/5, Centro, fone (13) 3219-1890