Futura sede da Câmara estará pronta em 2010

Novo prédio vai revitalizar o bairro Vila Mathias

Até 2010 a Câmara Municipal de Santos terá concluída a obra tão esperada: a construção de sua casa própria. O imóvel conhecido por “Castelinho” - que durante anos foi ocupado pelo Corpo de Bombeiros, dará lugar à futura sede. Localizado na Rua Senador Feijó, na Vila Mathias, o prédio será totalmente restaurado, de forma a preservar suas características. No final de 2008 a empreiteira Galvão Engenharia S/A, responsável pela construção, deu início aos trabalhos de fundação e concretagem para a estrutura da obra.

O novo prédio terá três pavimentos, auditório, plenário, sala de exposição, amplo estacionamento, 24 gabinetes para uso dos vereadores e, ainda, local para receber equipamentos para a modernização da TV Legislativa.

Segundo os técnicos da Prefeitura Municipal de Santos, a rocha situada próxima à encosta, na área onde será construída a sede, está sob controle mas, em caráter preventivo, o IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado, apontou, por meio de um laudo, a necessidade de intervenção da rocha no sopé do Monte Serrat.

Cronograma – A obra já se encontra em execução, estando no terceiro pavimento com 80% de fundação pronta. O cronograma original prevê duração de dois anos. Avaliada em  R$ 14 milhões de reais, o valor passa a ser inferior se comparado aos gastos com aluguel e manutenção no anexo da Câmara, na Rua XV de Novembro, 103/109, no Centro Histórico. Desde 1999, quando a Câmara se instalou no local, já foram gastos mais de R$ 10 mihões de reais. “Não é justo a sociedade santista pagar esse ônus a vida inteira”, afirma o presidente da Casa, vereador Marcus de Rosis (PMDB).