Furtado está atento às denúncias de maus-tratos

Vereador defende a causa da vida animal

Curtir

A utilização de cães na guarda de um pátio da CET, na Rua Francisco Ferreira Canto, 351, que é explorado pela empresa terceirizada Marthas Serviços Gerais foi objeto de denúncia apresentada na Câmara pelo vereador Benedito Furtado nesta semana. Os animais foram alugados do canil BOPE.

O vereador lamenta o desrespeito à lei complementar 611/2007 , sancionada pelo prefeito no dia 14 de dezembro de 2007, que proíbe a concessão e renovação de alvará de licença aos canis que utilizam comercialmente animais em serviços de guarda, segurança e vigilância, em  razão  de um histórico de maus-tratos a esses cães. Os  canis continuam a operar  no Município com base em liminares concedidas pela Justiça, que estão sendo contestadas pela Prefeitura. ¨Mas já ficou claro que a administração municipal não tolera  mais esse tipo de exploração de animais¨, enfatiza o vereador pessebista.

Furtado estranha e  lamenta que a CET, que é uma empresa pública municipal,  permita que uma  terceirizada utilize em seus pátios animais para guarda.

No requerimento aprovado na Câmara Furtado relembrou as palavras proferidas  pelo prefeito João Paulo Tavares Papa no ato do sanção da lei : ¨os canis não estão preparados para operar no Município¨. Isso  foi constatado em inúmeras autuações feitas pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Meio Ambiente e pelas ONGs de defesa ambiental, que cansaram de registrar em fotos, o estado lamentável de animais com fome, sem água, e doentes presos em terrenos, casas fechadas e estabelecimentos comerciais.

SERVIDOR DENUNCIADO

Furtado cobrou do Prefeito João Paulo Tavares Papa abertura de processo administrativo contra um auxiliar de enfermagem que trabalha no posto de saúde de Caruara. O servidor é visto  freqüentemente machucando cães que circulam na pracinha do bairro. No último dia 10, ao bater com uma vassoura  num animal já ferido numa das patas, uma outra servidora pública de Caruara  resolveu lavrar boletim de ocorrência e comunicar o fato à Câmara Municipal de Santos. O vereador solicita apuração dos fatos e punição exemplar, se for constatada a veracidade das denúncias.

LAZER PARA CÃES

Para motivar proprietários de cães e gatos a utilizarem a praça dr. Caio Ribeiro de Moraes e Silva, defronte ao Sesc,  como ponto de encontro para lazer de seus bichos de estimação e deles próprios, o vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou requerimento na Câmara  solicitando que a Prefeitura dote o logradouro de alguns  atrativos, visando esse público que adora passear com seus animais domésticos.

A praça já é utilizada quinzenalmente para as feirinhas de doação de animais promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal, da Seman e ONGs. O objetivo de Furtado é que o local se torne um ponto de lazer permanente para esse segmento.  Sugestões para a remodelação da praça podem ser colhidas junto às ONGs de proteção animal.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850