Furtado dá apoio à lançamento de livro

"Companheiros de Viagem" é o título

Compartilhe!

2 curtiram

No próximo dia 26 de junho, às 20 horas, no Teatro Guarany, à praça dos Andradas, 100, Centro, haverá o lançamento da obra “Companheiros de Viagem“  – Volume II (O Movimento dos Aposentados e Pensionistas) de autoria de Oswaldo Lourenço, um dos mais destacados sindicalistas da história de Santos e do País.   Ele foi cassado, passou pelos porões da ditadura, foi vítima de perseguições, mas nunca desistiu de lutar por seus ideais socialistas, dedicando grande parte de sua vida, após sair da prisão, à organização e fortalecimento dos aposentados em todo o Brasil.   

O evento tem apoio do Sindaport, Prefeitura e Câmara Municipal de Santos.  O vereador Benedito Furtado (PSB) que iniciou sua vida sindical na época em que Lourenço atuava no Departamento de Aposentados do Sindaport  faz o prefácio desse segundo volume da  história  do Movimento dos Aposentados e Pensionistas no Brasil e todos aqueles que contribuíram para essa causa. 

Diz Furtado : ¨Conheci pessoalmente Oswaldo Lourenço em meados dos anos 70. No entanto, a sua trajetória de sindicalista de grande saber e sensibilidade no trato com as questões sociais já era tema bem familiar entre os jovens sindicalistas. Lourenço fazia parte de um grupo no qual pontificavam brilhantes comunistas como Oswaldo Pacheco, que presidiu o Sindicato dos Estivadores, Afonso Neves Guerra e Leonardo Roittman, que fizeram história na condução do Sindicato dos Empregados na Administração dos Serviços Portuários de Santos, entre outros relevantes figuras.  Eles foram a  fonte de inspiração para o meu ingresso na vida sindical¨.

¨Durante a década de 80, nas lides sindicais, eu havia perdido momentaneamente o contato direto com Lourenço. Mas ele estava mais atuante do que nunca, agora nacionalmente, na organização de sucessivos congressos de aposentados, caravanas à Brasília, viajando por todo o Brasil, fortalecendo as bases, conquistando sem qualquer partidarismo, adeptos de várias ideologias para a Criação da COPAB – Confederação  Brasileira de Aposentados e Pensionistas, fundada  em 1985¨.

Para o ex-sindicalista e vereador, Lourenço foi peça fundamental para que os aposentados antes tão apáticos se tornassem presença marcante na elaboração dos princípios da nova constituição, promulgada em 1988 e interferissem de forma decisiva em várias lutas, entre as quais a conquista dos 147%  de reajuste em pleno regime militar.  ¨São construtores de  um movimento social transformador¨, assevera Furtado, elogiando o caráter íntegro  de Lourenço ao liderar essa trajetória ao lado de outros corajosos companheiros e suas qualidades de escritor, revelando histórias dramáticas e assuntos áridos,  num texto saboroso.   ¨Hoje com 84 anos de idade continua firme, defendendo seus ideais na busca da justiça social¨.

(Contato para entrevista com Oswaldo Lourenço pelo celular  011-9666.7471).

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br