Furtado critica serviço da Sevicoz

Assunto foi levantado durante sessão

Curtir

As dificuldades criadas pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses – Sevicoz – para agendar, por telefone, cirurgias de castração de animais, assim como a ausência de faixa no prédio dessa unidade da SMS  informando à população sobre o  programa foram abordados pelo vereador Benedito Furtado – PSB,  na sessão do último dia (16/02/09) na Câmara.

Embora o  Município tenha um grande número de animais que precisam ser castrados visando  reduzir o número de cães e gatos soltos nas ruas, a Sevicoz dificulta o acesso da população ao programa,  na medida que não aceita marcar os procedimentos por telefone. ¨Isso obriga as pessoas de baixa renda a gastar duas conduções, para agendar a cirurgia e depois para levar o animal para a castração¨. A conseqüência dessa atitude é que a demanda pelas cirurgias na Sevicoz vem caindo, enquanto que os mutirões de castração organizados por entidades particulares alcançam enorme sucesso nos bairros periféricos, analisa o vereador que também preside a ONG Defesa da Vida Animal.

¨Lamentavelmente a Sevicoz age na contramão da filosofia da SMS, que é facilitar ao máximo o acesso da população às unidades da Saúde¨, afirma o Vereador.

Furtado requereu á SMS colocação urgente de faixa divulgando o programa de castração e o agendamento por telefone das cirurgias, conforme entendimentos anteriores mantidos com as Organizações de Defesa da Vida Animal.