Funcionários do turismo já têm aulas de libras

Indicação partiu do vereador Odair Gonzalez

Curtir

A indicação é do vereador Odair Gonzalez. Santos é a primeira cidade a implantar o curso de libra para funcionários do Turismo.

Uma medida inédita no país já começou em Santos. O curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais - destinado para os guias de Turismo, recepcionistas e integrantes do programa "Vovó Sabe Tudo", monitores do Serviço "Visita Cultural  a Igrejas". A ação é resultado da indicação nº 225/09 de autoria do vereador Odair Gonzalez (PR), apresentada na sessão da Câmara Municipal de Santos, em junho deste ano. As aulas são ministradas pelos profissionais da Congregação Santista de Surdos - CSS e tiveram início recentemente (neste mês de agosto) com 46 funcionários da Secretaria de Turismo e dois integrantes do "Vovó Sabe Tudo" da Secretaria de Assistência Social inscritos.

"A capacitação dos funcionários irá melhorar o atendimento e a comunicação entre os deficientes auditivos e os diversos setores da administração pública", destaca Odair Gonzalez. O vereador tinha conhecimento dos cursos de Libras destinados aos profissionais da rede de ensino e viu nesta indicação a possibilidade de ampliar a acessibilidade também no  turismo em Santos, cidade que ofecere uma diversidade de atrativos. "Com a aceitação desta proposta pelo Executivo e o início da capacitação aos profissionais, teremos a melhora da qualidade de vida dos deficientes auditivos. Uma medida inédita no país e que deverá, com certeza, ser seguida por outras Prefeituras".

Vale destacar que a legislação brasileira garante a todas as pessoas o direito de ir e vir. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, parágrafo 2º, dispõe sobre assunto que garante o acesso adequado às pessoas com deficiência.

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade é a condição e a possibilidade de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos ou não, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação por pessoa  com deficiência ou com mobilidade reduzida. Independentemente da situação física, psicológica ou sensorial das pessoas, devem ser criados meios físicos, através dos quais todos se sintam confortáveis.

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489 –
cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br
site: odairgonzalez.com.br