Fórum da Cidadania entrega propostas

Documento é resultado do seminário Comunidade e Poder Legislativo.

Compartilhe!

2 curtiram

O coordenador do Fórum da Cidadania, o ex-vereador Célio Nori, ao presidente da Câmara Municipal de Santos, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), o relatório final do Seminário Comunidade e Poder Legislativo, realizado nos dias 8, 9 e 10 de abril.

A entrega do documento aconteceu durante a sessão desta segunda-feira, às 18 horas, e reune cerca de 80 sugestões, discutidas por representantes de 50 entidades no evento, juntamente com alguns parlamentares, entre eles a vereadora Cassandra Maroni Nunes.

O relatório será lido pelos organizadores do seminário em reunião que será agendada pela Câmara na Sala Princesa Isabel.
 
Foram abordados no seminário 4 temas: Orçamento Participativo; Estrutura de Funcionamento do Poder Legislativo; Alternativas de Acesso da Comunidade; e Controle Público e Transparência. Para abordar os assuntos, a direção do Fórum da Cidadania convidou especialistas e cada painel contou ainda com a exposição do tema a partir de duas visões: de um vereador e de uma liderança comunitária.

A vereadora Cassandra Maroni Nunes participou do painel "Controle Público e Transparência" e falou do verdadeiro papel do vereador, fazendo algumas reflexões sobre a sociedade santista assumir a responsabilidade de acompanhar mais de perto as aões do Executivo e Legislativo.

Ainda neste painel, a mestre em Serviço Social Carla Nascimento, convidada a apresentar o tema "Democracia Representativa/Direta e Participativa", detalhou as estruturas institucionais de representaão direta da sociedade, como as conferências e conselhos gestores de políticas públicas. Os debates contaram também com a participação do presidente da Associação de Pais e Alunos da Escola Pública, Luiz Ezildo da Silva.

Funcionamento da Câmara Municipal
Como a Câmara trabalha, suas comissões e sua composição interna foi o tema de outro painel, bastante concorrido. A assessora parlamentar da Câmara Luciana Gonzaga falou sobre a Estrutura de Funcionamento do Poder Legislativo, informando os instrumentos já previstos na legislação municipal que possibilitam a participação popular. Luciana detalhou ainda a estrutura organizacional da Câmara Municipal de Santos e funções. Participaram deste painel a vereadora Suely Morgado e Maria Regina Azevedo, da Coordenação do Movimento Voto Consciente.
 
As duas exposições estão disponíveis para download. Clique abaixo para acessar os arquivos.