Fórum da Cidadania é homenageado pela Câmara

Na ocasião, o Fórum recebeu placa comemorativa pelo 5º aniversário na Sala Princesa Isabel da Câmara de Santos.

Compartilhe!

Curtir

A Câmara Municipal de Santos prestou homenagem ao Fórum da Cidadania, em solenidade na sala Princesa Isabel.

Na ocasião, o vereador Reinaldo Martins, autor da propositura, fez o discurso de saudação e entregou placa em homenagem ao 5º aniversário da entidade que integra aproximadamente 100 representantes de universidades, organizações não-governamentais, movimentos sociais e comunidades religiosas da cidade. A solenidade foi presidida pela vereadora Suely Morgado.

O Fórum da Cidadania de Santos foi criado em 18 de maio de 2002 com o objetivo de promover os conceitos de uma cidadania ativa e solidária. Realiza um trabalho permanente de reflexão e ação integrada sobre questões que refletem na qualidade de vida da população.

Nesse sentido, o Fórum vem promovendo várias atividades, visando mobilizar a sociedade santista para o debate que vários temas importantes ao dia-a-dia da cidade.

Entre eles se destacam a Conferência Metropolitana da Cidadania, em 2003, que reuniu cerca de 2.500 pessoas; o Seminário: “Comunidade e Poder Legislativo”, evento em 2004 que resultou em importantes propostas para subsidiar a atuação do Poder Legislativo; o Seminário: “Que Conselho Queremos?”, em 2005, que teve por finalidade valorizar a atuação dos Conselhos Municipais, através de propostas que garantam maior autonomia, democratização e eficácia.

Além dos eventos, o Fórum conquistou no ano passado uma grande vitória: a instalação da sede no prédio da antiga Estação Ferroviária Sorocabana, imóvel esse tombado pelo CONDEPASA. O imóvel, denominado atualmente de “Estação da Cidadania", foi cedido através de Comodato firmado com o Grupo Pão de Açúcar, atual proprietário.

Além da sede do Fórum, o local conta com um posto de informações da Prefeitura Municipal de Santos e é utilizado ainda por interessados em promover debates, seminários, reuniões, exposições e apresentações artísticas.

Tribuna Cidadã

A participação efetiva nas discussões das políticas públicas tem sido alvo de reflexões entre os membros do Fórum da Cidadania. Por isso, seus representantes aguardam a aprovação do PL que foi encaminhado à Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Santos, criando a Tribuna Cidadã, que possibilitará a participação real da comunidade em sessões.

E o trabalho não pára por aí. O Fórum participa ativamente dos debates que envolvem a implantação da Agenda 21 na cidade e no próximo semestre espera discutir com os mais diversos segmentos sociais e com o Poder Público a criação do Centro de Estudos e Promoção da Cidadania, Direitos Humanos e Justiça Social.