Fonoaudiólogos pedem apoio de vereadores para jornada de 30 horas semanais

Representando o Conselho Regional de Fonoaudiologia, Maria Cecília Pacheco Morel utilizou a Tribuna Cidadã, dia 22 de outubro, para pedir apoio dos vereadores na luta da categoria pela jornada de 30 horas semanais.

De acordo com Maria Cecília, desde 2003 tramita no Congresso Nacional projeto que trata desta reivindicação. No entanto, a proposta está parada no Senado. Por isso, ela solicitou o apoio e a manifestação da Câmara de Santos para que, em contato com os senadores, ressalte a importância de enviar o projeto para votação.

Apesar de a profissão ter sido regulamentada em 1981, a Lei 6965 não estipulou a jornada máxima de trabalho dos fonoaudiólogos, deixando “uma lacuna importante no que se refere a assegurar a qualidade de vida do profissional frente ao desenvolvimento desta natureza de trabalho, geralmente de alta complexidade, ocasionando grande esforço físico, mental e emocional quando numa jornada superior a 30 horas semanais de serviço”, explicou Maria Cecília.

A solicitação da categoria foi prontamente atendida pelos parlamentares, que assinaram uma moção de apoio apresentada pelo vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS). O documento destaca que “a luta da categoria merece toda a atenção possível” e que a Câmara de Santos apoia “de forma incondicional o pleito dos fonoaudiólogos e sua luta em busca do reconhecimento e da valorização profissional”.

Câmara Santos

imprensa@camarasantos.sp.gov.br