Finanças públicas: audiências ganharão reforço de cartilha

Curtir

A próxima audiência pública na Câmara para apresentação do relatório de Gestão Fiscal, da Secretaria Municipal de Finanças, contará com cartilha para o munícipe. O objetivo do material é facilitar a compreensão dos conceitos e dos quadros que demonstram em números detalhados a execução do orçamento de Santos.

A sugestão de elaborar material de apoio surgiu durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (dia 27 de fevereiro) e que demonstrou números referentes ao 3º quadrimestre de 2012. A apresentação do relatório acontece conforme determinação da Lei Complementar 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Por se tratar de assunto muito complexo, o encontro se limitou a participação de vereadores, assessores e técnicos da Secretaria de Finanças. Apenas um munícipe acompanhou a apresentação. Para o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador José Lascane (PSDB), parte da ausência dos cidadãos é justificada pela dificuldade de entender o que é apresentado.

“Hoje só tem um munícipe aqui e esta ata vai para o Tribunal de Contas, que vai questionar a comissão. O Tribunal de Contas tem notado que nas audiências comparecem oito, seis, duas pessoas”.

Único munícipe presente, Hailton Santos reforçou a fala do vereador Lascane. “Eu participo bastante de audiências públicas e a gente tem muita dificuldade com essas apresentações. Eu noto que cada vez mais as audiências se esvaziam em função dessa falta de clareza”.

De acordo com o secretário de Finanças, Álvaro dos Santos Silveira Filho, os quadros com os números do orçamento publicados no Diário Oficial são padronizados pelo Tribunal de Contas e não podem ser alterados. No entanto, ele concordou que o assunto é mesmo de difícil compreensão e se comprometeu a elaborar, através da secretaria, o material de apoio. “Na próxima audiência nós já teremos uma cartilha”.

Representando o presidente da Câmara, vereador Sadao Nakai (PSDB), o chefe de gabinete da presidência, Edmon Atik, reforçou o compromisso da Mesa Diretora de buscar transparência e interatividade com a população. Para ele a elaboração do material de apoio vai facilitar o diálogo com os cidadãos. A ideia é que essa cartilha também possa ficar disponível no site da Câmara.

“Não nos interessa fazer audiências públicas apenas para cumprir legislação. O que nós queremos é o envolvimento e a participação dos cidadãos”, afirmou Atik.

Próximo encontro
Os vereadores Benedito Furtado (PSB) e Murilo Barletta (PR) também participaram do encontro. A próxima audiência pública sobre o tema será no dia 29 de maio, às 10 horas, no auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara (Praça Tenente Mauro Batista Miranda, nº 1, Vila Nova).

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos