Festa da Catedral será incluída no Calendário Oficial

PL da vereadora Telma foi acolhido pela Câmara

Curtir

A tradicional Festa da Tainha da Catedral Diocesana de Santos será incluída no Calendário Oficial da Cidade de Santos. Projeto de Lei com esta finalidade, proposto pela vereadora Telma de Souza, líder do PT, foi acolhido na sessão da última quinta-feira (6/03/09) da Câmara.

Telma apresentou o projeto a pedido do pároco da Catedral, José Myalil Paul. A finalidade é valorizar a tradição, garantindo visibilidade e patrocínio. Realizada há 19 anos, sempre na última sexta-feira de junho, nas dependências da Associação Atlética Portuários de Santos, a festa foi idealizada pelo Monsenhor Joaquim Clementino Leite, com a finalidade de arrecadar fundos para a obra de restauração.

Em 2009, a Festa da Tainha será realizada em 26 de junho, coincidindo com o centenário de fundação da Catedral, localizada no Centro Histórico de Santos. "A festa já está consagrada pelo intenso apoio e a participação da comunidade, recebendo aproximadamente 1,6 mil pessoas por ano, com mais de 200 voluntários trabalhando. Todos estes requisitos tornaram a Festa da Tainha uma tradição na Cidade, merecendo constar no Calendário Oficial de Santos", afirmou a vereadora.

Obra assistenciais - Se no início o objetivo era a restauração da Catedral, com o tempo, novas necessidades foram surgindo e atualmente a festa está direcionada às obras sociais da paróquia, que mantém um Centro Comunitário e uma Casa de Acolhida, a saber:

Centro Comunitário Casa João Paulo II: no local são realizados a promoção, educação e atendimento à mulher, com aulas de reforço escolar, educação religiosa, atividades recreativas e educacionais, como computação e dança (voltado a meninas de sete a 14 anos). São realizadas mensalmente reuniões e formação com as mães. Para adultas e idosas são oferecidos trabalhos manuais, recreação e formação religiosa. A Pastoral da Criança realiza atendimento a gestantes e crianças de até seis anos de idade. Também é mantida a Padaria Comunitária.

Casa de Acolhida Nossa Senhora do Rosário: o local abriga moradores de rua do sexo masculino, que passam por um processo de triagem e são encaminhados para São Paulo, onde são atendidos em um trabalho específico mantido pela Missão Belém.

Telma pede um programa urgente de manutenção nas escolas

Vereadora preside Comissão Permanente de Educação e apresentou requerimento com esta finalidade

A adoção pela prefeitura e o anúncio urgente de um programa de reformas, consertos e manutenção nas Unidades Municipais de Educação foi solicitado por meio de requerimento da vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, durante a sessão de ontem (6). Telma preside a Comissão Permanente de Educação, que vem realizando vistorias nas escolas públicas de Santos.

A vereadora pretendia inicialmente coletar dados e promover uma audiência pública, mas, em face da situação urgente em muitas unidades, com flagrante falta de manutenção, optou por encaminhar o tema por meio de requerimento. Também na noite de segunda, o vereador Banha Joaquim (PMDB), da base do governo, apresentou pedido de reforma na Escola Maria Patrícia, uma das que já foram vistoriadas pela Comissão de Educação.

Para Telma, o fato de até mesmo os vereadores governistas, a cada sessão, estarem pedindo reformas urgentes comprova que o assunto merece toda a atenção. "A situação das escolas não é boa. Há problemas diversos, situações inadequadas e até de risco, em alguns casos. Faz-se necessário, em caráter de urgência, a adoção de um programa de manutenção permanente", afirmou.

Segundo a vereadora, já se sabe que após o início das vistorias houve uma reunião entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Obras. "No entanto, nenhuma satisfação foi dada à opinião pública. Vamos continuar cobrando providências", disse a parlamentar.

Maurici de Oliveira
Assessor de Imprensa - MTB 21503