Feriado do dia 20 relembra luta dos escravos

Iniciativa partiu da vereadora Suely Morgado

1 curtiu

Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será comemorado no próximo dia 20/11/08 como feriado municipal em Santos. A iniciativa de propor feriado para a data em que se relembra o assassinato de Zumbi dos Palmares foi da vereadora Suely Morgado (PT), em emenda à Lei Orgânica aprovada pela Câmara em 30 de junho deste ano.

Segundo a vereadora, o Dia da Consciência Negra já é feriado em 360 municípios brasileiros, sendo 90 no estado de São Paulo, incluindo São Vicente e a capital.

“A decretação do feriado foi uma reivindicação da comunidade negra, apresentada publicamente no ano passado durante a solenidade de entrega da Medalha Quintino de Lacerda. Foi quando assumi esse compromisso”, explicou a parlamentar, acrescentando que o 13 de maio é rejeitado pelo movimento negro, “porque a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel quando o regime monárquico já estava em decadência e muitos dos escravos já haviam conquistado a liberdade”.

Suely considera que Santos é uma das cidades onde mais se justifica a lembrança da luta dos escravos para alcançar a liberdade e a igualdade. “Nossa cidade foi a vanguarda do movimento abolicionista. A burguesia santista, liderada por Francisco Martins dos Santos, Xavier Pinheiro e outros, abraçou a causa pela abolição da escravatura e contribuiu para a instalação do Quilombo do Jabaquara, que foi um dos maiores do Brasil, tornando-se refúgio para milhares de escravos fugitivos das fazendas do interior paulista”. Além disso, Suely ressalta que Santos libertou todos os seus escravos dois anos antes da abolição da escravatura.

A petista considera que o Dia da Consciência Negra pode servir para que os jovens conheçam nossas lideranças negras, inclusive da história mais recente, entre elas, Esmeraldo Tarquínio, prefeito eleito cassado pela ditadura militar. “É importante que a nossa juventude saiba que os escravos conquistaram a liberdade com muita luta e foram discriminados pela sociedade da época, porque, embora livres, não tinham acesso à saúde, à educação e ao trabalho”.

Mais informações: 3219-5707
Gabinete: Vereadora Suely Morgado