Falta de medicamento básico nos Naps

Compartilhe!

Curtir

O vereador Benedito Furtado  criticou, na sessão da Câmara da última quinta-feira (16/2),  a falta  de medicamentos na rede de saúde municipal, citando o produto que tem como princípio ativo a   fluoxetina,  muito utilizado pelos Naps. É indicado para o  controle de depressão, nos transtornos obsessivos-compulsivos e também receitado  para tratamento da  bulimia nervosa.

Cobrando providências do prefeito João Paulo Papa, Furtado citou caso de paciente que fez peregrinação por  todos  os cinco Naps, Ambesp/Centro e  Craids em busca desse medicamento básico (mais conhecido como Prozac),  sem  sucesso. A resposta obtida dos funcionários da Saúde é que o produto  estaria em falta. .

Lembrando que o Município de Santos já foi referência em  ¨Saúde Mental¨,  sobretudo a partir das profundas transformações ocorridas na década de 90, com a extinção do Hospital Anchieta e no processo de  fortalecimento das lutas anti-manicomiais, Furtado lamenta que  os Núcleos de Apoio Psico-Social – Naps implantados naquela época,  não venham mais cumprindo integralmente  com seu papel, na medida que não dispõem,  em suas farmácias, de medicamentos essenciais, como é o caso da fluoxetina.

¨A falta do medicamento coloca em risco a eficácia de um tratamento que exige regularidade para alcançar resultados e o equilíbrio emocional do paciente¨, diz o vereador. E conclui : ¨não há mais desculpas para faltar medicamentos básicos na rede de Saúde. Isso porque  a SMS teve seu orçamento reforçado na atual administração e conta com comissão de licitação própria além de haver instrumentos facilitadores de compra como o  pregão eletrônico¨.

Ele argumenta  ainda que grande parte dos medicamentos da Saúde Mental é custeada  pelos Governos Estadual e Federal, cabendo ao município apenas complementar a cesta básica.  

--------------------------------------------------------------------------

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3211-4173 –
www.beneditofurtado.com.br