Fabião assume secretaria do Meio Ambiente

Cerimônia de posse foi no Salão Nobre do Paço

Santista e formado em Biologia, Fábio Alexandre de Araújo Nunes, o professor Fabião (PSB) deixou o Legislativo, onde ocupava uma cadeira desde 2000. Ele passa a comandar a (Seman), Secretaria Municipal de Meio Ambiente no lugar do engenheiro Flávio Correa. A cerimônia de posse, bastante concorrida, aconteceu nesta terça-feira (9/02), pela manhã, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquinio, no Paço Municipal. No seu lugar assume o suplente Valdir Nahora (PSB). Fabião foi convidado pelo prefeito João Paulo Tavares Papa para ocupar a nova pasta, dada a sua militância nos movimentos ambientalistas, além de atuação marcante na Câmara nos assuntos voltados principalmente ao meio ambiente.

Participaram da cerimônia, o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), o presidente da Câmara, Marcus de Rosis (PMDB), os deputados federal e estadual, Mário França (PSB) e Fausto Figueira (PT), o prefeito de São Vicente Tércio Garcia, secretários municipais de Santos, promotores do Meio Ambiente, membros do Ministério Público Federal e Estadual, além de associações e ONGs. Na ocasião, o presidente da Câmara, Marcus de Rosis elogiou o trabalho de Fabião desenvolvido na Câmara. "É importante ressaltar que Fabião não se envolveu apenas nos assuntos voltados ao meio ambiente, mas também  cultura, educação e habitãção. Tenho certeza que ele dará uma excelente contribuição a esta secretaria". De Rosis ressaltou ainda que meio ambiente é um assunto emergente, dada as tranformações no planeta. Com relação ao programa Santos Novos Tempos, que prevê mudanças profundas na cidade, o presidente disse que Fabião terá um grande desafio pela frente na questão ambiental.

No discurso, Fabião começou dizendo que "Para encontrar palavras que pretendo dirigir à vocês nesta manhã, tive que meditar profundamente sobre os meus anseios..." Como a volta que a terra dá a cada dia, a cada ano, neste movimento contínuo, muitos ciclos já vivi. E estar aqui diante de todos vocês, com a missão de gerir a demanda ambiental da cidade, recai sobre mim o dever de construir para que nós, cidadãos santistas e seres humanos, possamos viver por outros tantos ciclos".

LEGISLATIVO - Durante a sessão ordinária do dia 08/02, Fabião fez sua despedida em Plenário. "Estou deixando este Legislativo e já estou com saudades", disse. O vereador fez um discurso emocionado e improvisado relatando sua trajetória de vida, desde a infância, no Bairro do José Menino. "Este Plenário é um ambiente de muita emoção", disse referindo-se a Sala Princesa Isabel.

Na Câmara, Fabião lutou pela desativação do Lixão da Alemoa, acompanhou o processo de recolhimento, transporte e destinação dos resíduos sólidos no município, lutou pela inclusão dos catadores de materiais recicláveis na coleta seletiva, além de ter apresentado inúmeros outros projetos, tendo sempre como foco as questões ligadas não somente ao meio ambiente, mas também educação e cultura. À frente da secretaria, Fabião quer continuar trabalhando por uma relação justa e equilibrada entre as pessoas e o meio ambiente. “Sinto-me honrado porque sempre pude fazer minhas escolhas em relação à questão ambiental. Assumo agora uma nova missão, a de colaborar ainda mais para que Santos tenha políticas públicas eficazes”.