Exposição mostra a história das Casas da Câmara

Painéis são da Fundação Arquivo e Memória de Santos

Curtir

Quem for ao Salão Aristóteles Ferreira, local conhecido como Salão dos Vereadores, no Paço Municipal pode ver 18 painéis da FAMS - Fundação Memória e Arquivo de Santos que retratam os locais que abrigaram a Câmara Municipal de Santos ao longo de sua história.

Em 1547 é formado o primeiro Conselho da Vila composto pelos fundadores da Vila, quando na época, os poderes Legislativo e Executivo reuniam-se em modesta construção, onde hoje se encontra a Alfândega. O mesmo conselho 38 anos mais tarde adquiriu terreno e imóvel no largo do Carmo - no Centro, na tão conhecida Praça da República. Mas, é em 1795 que a história acusa, de fato, o primeiro registro oficial do Poder Legislativo.

Até 1829, os vereadores responsáveis pela administração da Cidade, eram escolhidos entre os donos de terras da região ou mesmo padres. Já em 29 de setembro de 1892 tomou posse a primeira legislatura Republicana, com vereadores eleitos pelo povo, sob a presidência de José Cesário da Silva Bastos. Dentre os vereadores figurava, João Éboli – médico italiano.

Em 1870 as atividades do Conselho foram transferidas para a Casa de Câmara e Cadeia – local conhecido como Cadeia Velha onde abriga a Oficina Pagu.

Em 1945 a Câmara passou a ter um lugar no Paço Municipal e só em 1999, o Legislativo passou a ter como anexo, o prédio da Rua XV de Novembro, no Centro, onde ali nasceu José Bonifácio. Finalmente a Câmara Municipal de Santos deu seu primeiro passo ao assinar no último dia 15 de maio, o contrato para dar início a tão esperada obra de sua futura sede própria na rua Senador Feijó, na Vila Mathias. Confira matéria completa no site. A exposição pode ser vista até o dia 30/05/08, das 10 às 18h e nas segundas e quintas-feiras, quando ocorre as sessões ordinárias, até às 21h.