Existe conselho gestor em todas as unidades de sáude?

Questionamento de vereadora foi feito diante do baixo número de atendimentos nas UBSs

Compartilhe!

2 curtiram

Mesmo tendo uma excelente rede de policlínicas, hoje chamadas de UBSs, o cidadão santista ainda não se acostumou a frequentá-las. Essa situação, no mínimo estranha, foi reconhecida pelo secretário de saúde do Município Odílio Rodrigues Filho, que lembrando o ex-prefeito Capistrano disse que "quando o David Capistrano criou as 20 UBSs era para cada uma atender 20 mil pessoas, de acordo com a população da Cidade, de 400 mil habitantes".

Passados 20 anos da sua criação, porém, as policlínicas atendem apenas 22,5% da sua capacidade, ou seja, 4.513 atendimentos mensais.

Diante desse quadro a vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT) apresentou  na sessão desta quinta-feira (dia 19 de maio) requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre os conselhos gestores. A parlamentar quer saber se eles estão em todas as unidades.  Em caso negativo, quais unidades já contam com conselhos gestores e qual o tempo previsto para que eles sejam implantados?

Cassandra ainda perguntou ao Executivo quais medidas a Secretaria de Saúde pretende tomar para mudar o atual quadro revelado no levantamento citado pelo secretário.

“Ao depararmo-nos com tal constatação, de que as UBSs ainda não convenceram a população de sua eficiência, uma vez que preferem apelar aos pronto-socorros quando necessitam, surgem algumas indagações, como por exemplo, sobre os conselhos gestores dessas unidades, com importante papel a desempenhar no controle e na execução das políticas e das ações de saúde”, justificou.

Assessoria do gabinete da vereadora Cassandra Maroni Nunes
3219-1890