Executivo da Cidade recebe medalha

Homenageado é Olivério Rocha Corrêa Filho

O executivo da área cafeeira e bancária, Olivério Rocha Corrêa Filho, foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas, pelos serviços prestados tanto na área social quanto na parte esportiva. A sessão ocorreu na Sala Princesa Isabel às 19h da última quarta-feira (dia 28). Quem elaborou a homenagem foi o vereador Jorge Vieira da Silva ‘Carabina’ (PPS).

Carabina explica o porque da homenagem a Olivério “Ele é uma pessoa que ama a cidade e vive para ela. Além disso, é uma pessoa muito querida. Vocês viram quanta gente está presente? Nunca uma entrega de Medalha Braz Cubas encheu de pessoas como hoje”. A sessão teve momentos de muita emoção e descontração. “Fico feliz que todos os meus amigos queridos estavam presentes”, comenta Olivério.

Gabinete: Vereador Jorge Vieira da Silva (Carabina)

Leia o discurso do vereador Jorge Vieira da Silva Filho

Solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Brás Cubas”

Sr. Presidente, Autoridades presentes, Minhas Senhoras e meus Senhores.

OLIVÉRIO ROCHA CORRÊA FILHO, nasceu na cidade de Santos, em nove de novembro de 1934, filho de Olivério Rocha Corrêa e Dª. Aida de Nardis Rocha Corrêa. É casado com Dª. Maria Nazareth Penteado Rocha Corrêa, possui duas filhas: Márcia Penteado Rocha Corrêa (Médica) e Flávia Penteado Rocha Corrêa (Publicitária). Desde cedo se mostrou um aluno aplicado, tendo freqüentado tradicionais colégios de nossa cidade, tais como: Colégio Santista e Colégio Canadá, graduando-se em Direito na tradicional Faculdade Católica de Direito de Santos, no ano de 1962.

A par de sua vida acadêmica, teve uma intensa atividade esportiva, onde podemos destacar: no Voleibol, atuou no Clube Atlético Santista, no Clube  Internacional de Regatas, no Clube Náutico, na Seleção Santista  (campeã dos Jogos Abertos do Interior por várias vezes, tendo como técnicos os saudosos – Ciro Costa e Laerte  Gonçalves), integrou também a Seleção Paulista (disputando o Torneio do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo), integrou a Seleção Brasileira, quando participou de intenso treinamento na cidade do Rio de Janeiro, tendo ainda disputado o Campeonato Paulista pela Sociedade Esportiva Palmeiras.

No futebol, defendeu o glorioso Jabaquara Atlético Clube, como profissional, na gestão do saudoso Dr. Washington Di Giovanni, (Dr. Mimi) que era o Presidente do famoso Leão do Macuco, por onde passaram grandes nomes do futebol (Baltazar, o goleiro Gilmar, e outros).

Em 1951, inicia sua atividade profissional no escritório de corretagem de café de seu tio – Miguel Rocha Corrêa.

A seguir, quando a Praça cafeeira atravessava um grande progresso, entra para a Firma Exportadora Júlio de Queiroz Filho, onde exerce a função de seu Procurador, por cerca de dez anos, após esse período, inicia suas atividades em Instituições bancárias.

Convidado pelo Sr. Nelson Leblon, gerente do Banco Mercantil de São Paulo, ingressa naquela Instituição financeira, onde permanece por sete anos. Nova oportunidade surge em sua vida, com a aquisição do Banco S. Magalhães pelo Banco Boa Vista. A convite do Sr. Fernando da Cunha Magalhães, passou a ocupar o cargo de Gerente Adjunto na área comercial e de câmbio, onde permanece por vinte e dois anos, quando obtém a aposentadoria.

Entretanto, quem pesava que ali seria o encerramento da carreira do velho Guerreiro, estava enganado.  Logo que recolheu seus pertences, já aposentado, retorna assumindo a Gerência do Banco do Progresso, onde permaneceu por cerca de quatro anos. Mais uma vez, quem pensava que ali seria o “canto do cisne” do guerreiro, enganou-se mais uma vez, pois ai ele assume a Gerência Geral do Banco Santos, onde permanece por mais dez anos, até o encerramento das suas atividades.

A par dessa intensa atividade profissional o ilustre Santista Olivério Rocha Corrêa Filho, também atuou em importantes entidades de servir em nossa cidade:

·       Lions Clube de Santos Centro – Presidente 1980/1981;

·       Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Stella Maris.

CURSOS

·       ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – 6º Ciclo

·       Mercado de Capitais, na Bolsa de Valores de Santos 1977.

·       Matemática Financeira

·       Marketing/ Vendas/ Produtos Financeiros

Como podemos constatar, pela descrição acima, vemos que o agraciado foi um excelente esportista, um homem habituado ao trabalho e um bem sucedido administrador e Gerente financeiro, continuando, mesmo depois de aposentado a emprestar, com sua competência e conhecimento, um trabalho de grande valia para a sociedade Santista, inclusive atuando em entidades de servir, com grande envolvimento na comunidade, como, por exemplo, a Associação Espírita Seara de Jesus, que abriga setenta e cinco crianças excepcionais, onde exerce a Vice-Presidência desde 2006.

Por esta pequena  amostra que agora trazemos a público, do trabalho de tão ilustre cidadão, que sempre esteve no anonimato, é que hoje com o reconhecimento da sociedade santista e na presença de sua família e amigos lhe é conferida a “Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas”, como homenagem desta Casa e também do povo Santista, quando acabou de completar no dia 09 de novembro pp, setenta e três anos de uma vida dedicada à família, a comunidade e à terra de Brás Cubas.

Parabéns

S.S. 28 de novembro de 2007.