Ex ministro Ozires Silva é homenageado

Vereador Del Bosco é autor da homenagem

Compartilhe!

3 curtiram

A Câmara homenageou na noite do dia 20/10/09 o ex-ministro da Infra-Estrutura, Ozires Silva com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas por iniciativa do vereador Marcelo Del Bosco Amara (PPS). Presidida pelo vereador Benedito Furtado (PSB), a sessão solene aconteceu no Centro Universitário UNIMONTE, reunindo autoridades e funcionários da instituição onde Ozires Silva atua como reitor.

Dono de um currículo invejável, o homenageado é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo ITA. Teve passagens como presidente na Embraer,  Varig e Petrobras, entre outros diversos postos ocupados. Ozires já recebeu diversos prêmios e publicou livros como: A Decolagem de um Sonho, Cartas a um Jovem Empreendedor e Nas Asas da Educação: A Trajetória da Embraer.

Representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Ozires Silva, segundo Del Bosco, estabelece agora um marco relevante na condução da educação em Santos, em razão de sua formação e trajetória singulares estando agora à frente de um importante complexo educacional na cidade.

Veja abaixo o discurso do vereador Marcelo Del Bosco Amaral

 Sr. Presidente,

Srs. Vereadores; AUTORIDADES; e à todos os presentes,

desejo uma boa noite e o nosso respeito.



DISCURSO DE SAUDAヌテO


Digo, nosso respeito, pois, aqueles que aqui se encontram, de certa forma tiveram a oportunidade de conviver, conhecer e apreciar a sabedoria, inteligência e a disposição em empreender, do nosso homenageado, o Dr. Ozires Silva.

Em 1.951, formou-se aviador pela escola de Aeronáutica, serviu na Amazônia por 4 anos no correio da fronteira pela FAB,(Força Aérea Brasileira), e depois, pelo CAN (Correio Aéreo Nacional), em 1.962, formou-se Engenheiro e piloto pelo ITA(Instituto Técnico da Aeronáutica), em 1.966, concluiu pós-graduação em Aeronáutica pelo CALTECH,(Instituto de Tecnologia da Califórnia- EUA), recebendo o Título de Mestre em Ciências Aeronáuticas, em 67 já no Brasil, contribui para o desenvolvimento do avião Bandeirante e para a criação da EMBRAER, além de concluir o curso na Escola do Estado-Maior da aeronáutica em 69, em 1.970 foi eleito o primeiro Presidente da EMBRAER, empresa que dirigiu por 17 anos, desde a sua fundação até meados de 86.

preciso ter folego para falar do Dr. Ozires, pois de 1.986 a 1.988, ocupou a Presidência da Petrobras, durante o ano de 1.990, e até março de 91, exerceu o cargo de Ministro da Infra-estrutura no Governo Federal, e neste mesmo ano, retorna a presidência da EMBRAER, onde permaneceu até 1.995, conduzindo de forma brilhante o processo de privatização da Empresa em 94, e durante este período, os Senhores pensam que o Dr. Ozires se conformou somente com a Presidência da EMBRAER, claro que não, pois não lhe bastavam as suas atribuições, e lançou o Projeto que ajudou no desenvolvimento do do avião “B.E.M. 145” – um jato com 50 lugares e cujo sucesso do projeto, ajudou a consolidar a EMBRAER numa escala mundial.


Nosso homenageado é sem dúvida, o paradigma de muitos de nossos jovens, principalmente daqueles que ingressam na carreira Aeronáutica, mas não pensem os Senhores, que o Dr. Ozires, encerrou sua carreira na EMBRAER, pois em 2.000 assumiu a Presidência da VARIG, cargo que exerceu até meados de 2.002, e desde então em paralelo com a Presidência do Conselho de Administração do WTC (World Trade Center de São Paulo), assumiu a Presidência da SIFCO S.A., Do Grupo BRASIL, e a Vice-Presidência Executiva da Acadêmia Brasileira de Estudos Avançados, em 2.003, por um Decreto do Presidente da República, foi designado Membro do CCT - (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia).

Em outubro deste mesmo ano, criou a PELE NOVA BIOTECNOLOGIA S.A., e os Senhores imaginam quem se tornou o Presidente da Empresa, sim, mais uma vez, o Dr. Ozires Silva, que Empreendedor como é, ajudou a lançar no mercado um novo medicamento baseado em tecnologia puramente nacional, e que veio a melhorar, a qualidade de vida de muitos brasileiros, e que alavancou a Empresa no mercado internacional.

Em 2.006 assumiu o cargo de Diretor Presidente da OSEC (Organização Sant\'amarense de Educação e Cultura), assumindo um novo desafio e novo rumo, pois desde então, vem contribuindo ostensivamente na disseminação de seu conhecimento em pró da Educação e Cultura deste país, em 2.007, foi designado REITOR da UNISA(Universidade de Santo Amaro), porém para o bem da Baixada Santista, e para a orgulhosa Santos, em 2.008 foi designado para assumir a Reitoria da UNIMONTE, e desde então o Centro Universitário Monte Serrat, vem alavancando nas pesquisas tecnológicas, aproveitando o conhecimento e a influência do seu Reitor, para fazer o que de fato deve se fazer uma Universidade, isto é desenvolver pesquisas, e servir a população, nas mais variadas causas em pró do Bem Comum, por este motivo recentemente, recebeu da UNESP, (Universidade Estadual Paulista), o merecido Título de Doutor Honoris Causa.

O Dr. Ozires Silva, é também autor dos livros: A Decolagem de um Sonho - História da Criação da Embraer - Lemos Editorial - 1998 e Cartas a um Jovem Empreendedor - Elsevier Editora - 2006. Recebeu inúmeros prêmios, medalhas, títulos e homenagens nacionais e internacionais dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Suécia, Suíça, Canadá, México, Argentina, Peru, Venezuela, Paraguai, Bolívia entre outras.


De tantas qualidades, inspirou o “Prêmio OZIRES SILVA de Empreendedorismo”,
realizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, com quatro categorias: Empreendedor do Ano; Empreendedor Público; Empreendedor Sustentável; e Novos Empreendedores, Prêmio instituído para incentivar a pesquisa e os avanços neste país.

Hoje, o Dr. Ozires, recebe a Medalha de Honra cujo nome é o do fundador desta cidade que hoje o recebe com carinho e orgulho.

A cidade de Santos, sempre figurou no cenário nacional, pois daqui, ergueram-se grandes vultos na história deste país, ouso dizer, heróis, que ajudaram a erguer esta nação, e por que não dizer que estão todos representados nesta Honraria, pois a Medalha Brás Cubas é sem dúvida um instrumento de reconhecimento do heroísmo das pessoas, no enfrentamento aos desafios, que constroem com as próprias mãos, e que passam por esta Terra, merecendo o reconhecimento como seus filhos, verdadeiros heróis, devido a grandiosidade do espírito empreendedor, e aos serviços prestados a ela, ao povo brasileiro e a nossa nação.


Só peço desculpas ao nosso homenageado, pois este humilde vereador, com certeza não teve tempo de dizer precisamente, todos os títulos e homenagens que Vossa Magnificência recebeu pelo mundo, porém tenho a consciência, que todos foram merecidos, e com certeza este é mais um Prêmio merecido, pois todos os santistas o consideram de suma importância, sendo dignos de recebê-lo os heróis, os libertadores, enfim aqueles que ousam.

Dr. Ozires Silva, hoje teremos uma noite de reflexões, Parabéns e Obrigado.

MARCELO DEL BOSCO
VEREADOR PPS – SANTOS/SP