Evento comemora o aniversário da Justiça Restaurativa

1 curtiu

Foto: Matheus Fernandes

As leis nº 3.371 de 2017 e nº 3.527/2019 de autoria da Vereadora Audrey Kleys, que instituíram, respectivamente, a Política Pública Interinstitucional e o “Dia da Justiça Restaurativa” foram comemoradas em evento virtual celebrado na Câmara Municipal no dia 8 de julho. Para a Vereadora “o encontro demonstrou a união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, celebrando juntos, e pensando em avanços para nossa sociedade, fortalecendo este importante programa.”

O encontro que foi mediado pela facilitadora voluntária Tammy Marmol e organizado pela educadora Mônica Croce, teve momentos de muita emoção e contou com cerca de 90 participantes, com direito a bolo e parabéns.

A programação incluiu a Certificação da 1ª turma de Facilitadores em Justiça Restaurativa da Câmara Municipal de Santos, servidores que atuarão no Núcleo do legislativo santista contribuindo para uma nova abordagem na prevenção de conflitos, por meio do diálogo e dos círculos restaurativos.

A secretária de Educação Cristina Barletta, agradeceu os frutos que a JR tem trazido para a rede municipal de ensino: “A grande quantidade de alunos atingidos, relacionamentos equilibrados, a cada ano, mostra o quanto isso é benéfico para a comunidade escolar e para a cidade.”

Prestigiaram a reunião remota o presidente da Câmara de Santos, Rui de Rosis; a juíza do Juizado Especial Criminal de Santos, Renata Gusmão; o juiz da Vara da Infância e Juventude de Campinas, Marcelo Bergo, representando o Grupo Gestor do Tribunal de Justiça de SP, e a procuradora geral do município, Renata Arraes.

O Presidente da Câmara, Vereador Rui de Rosis, que implementou o primeiro Núcleo de Justiça Restaurativa em Legislativo do país e apresentou Resolução que o institui no âmbito da Câmara Municipal de Santos, vinculado a Escola do Legislativo e da Cidadania, ressaltou o pioneirismo da Câmara de Santos e a importância de mais um importante atendimento ao munícipe, prestado nesta casa de leis.

Um dos pontos mais marcantes do evento foi o lançamento do livro infantil: UM DIA DE PAZ RESTAURATIVA, escrito por Liliane Rezende (Lili Rezende) e Vanessa Ratton (Tatá Bloom). Este material tem como finalidade ser um instrumento da Justiça Restaurativa através da arte literária, sensibilizando crianças, pais e professores para a construção da paz na sociedade.

Álbum de Fotos