Eustázio defende o descarte de medicamentos

Uma questão de saúde e preservação ambiental

Visando o bem estar da população na questão da saúde e preservação do meio ambiente, o vereador Eustázio Pereira (PTB) apresentou
no dia (26/04/10), na sessão da Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre a colocação de urnas receptoras nas farmácias, drogarias e
Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, para a coleta de medicamentos, insumos farmacêuticos e similares que estejam deteriorados ou com prazo de validade vencido.

A medida objetiva orientar os munícipes para a correta destinação desses
medicamentos. Conforme pesquisa realizada pelos farmacêuticos Carlos Eduardo Garcia Ferrão e Roseli Simões Barreto, membros do Conselho
Regional de Farmácia, 72% dos entrevistados não receberam informações
sobre o descarte de medicamentos, que, ao serem jogados no lixo comum ou
no vaso sanitário, contaminam a água e o solo, além de causarem riscos à
saúde pública, devido às substâncias químicas que fazem parte de sua
composição.

O projeto de lei determina também que as sobras de remédios e suas
embalagens, após serem deixadas nos locais anteriormente mencionados,
sejam encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde para incineração. O vereador lembra que tal procedimento não deve ser realizado em casa, pois esse tipo de combustão elimina gases que podem causar intoxicação, além de prejudicar o meio ambiente.

Mais informações:

Ronaldo Andrade