Estudantes são vereadores por algumas horas

Telma de Souza simulou dinâmica de uma sessão

Alunos do Ensino Fundamental da Escola particular Novos Caminhos tiveram na tarde do dia 14/05 uma aula diferente. Vinte e dois estudantes visitaram a Câmara Municipal e na oportunidade, puderam aprender um pouco sobre o Poder Legislativo. O grupo foi recepcionado pela vereadora Telma de Souza que falou sobre como funciona as sessões ordinárias da Câmara.

A parlamentar simulou uma sessão permitindo que os alunos votassem proposituras importantes para a cidade e todos ocuparam as cadeiras dos vereadores na Sala Princesa Isabel onde são realizdas as sessões. Dentre as proposituras simuladas, estavam o auxílio do poder público às vítimas do incêndio da Vila Telma e de um convênio da Prefeitura com a Ordem dos Advogados do Brasil possibilitando que os munícipes de menor poder aquisitivo tenham acesso a assistência jurídica gratuita. Ambos projetos foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares mirins.

Os alunos foram acompanhados pela diretora da escola, Rita Maria Gonçalves e pela professora Deise Freitas. A visita faz parte do trabalho pedagógico do colégio que procura mostrar aos alunos como se dá o funcionamento dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. "A proposta é que cada aluno conheça a dinâmica do legilativo, passe as informações aos pais e exerçam desde pequenos a cidadania", disse a diretora.

Para a vereadora Telma de Souza, a iniciativa permitiu aos alunos uma melhor compreensão sobre qual papel do poder legislativo na sociedade, desde a apresentação de projetos de lei e discussões sobre o que é melhor para a cidade. "Foi um momento especial para o exercício da cidadania", disse Telma.