Estrela de Ouro recebe placa

Colônia Japonesa é representada pelo clube

Compartilhe!

3 curtiram

Nesta sexta-feira (19) o presidente da Câmara de Santos e vereador Marcus de Rosis entrega placa de honra ao mérito pelos 55 anos de fundação do Clube Estrela de Ouro ao presidente da entidade, Sadaio Nakai. A solenidade acontece às 19 horas, na sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.

Para De Rosis, o Clube Estrela de Ouro representa em Santos um pouco da força da colônia japonesa e da importância dessa cultura na cidade.  “Sua história misturasse a dos imigrantes japoneses que aqui chegaram após a 2ª Guerra Mundial”, lembra o vereador.

Assessoria de Imprensa
Gabinete: vereador Marcus de Rosis
marcusderosis@camarasantos.sp.gov.br

Excelentíssimo Senhor
Sadao Nakai
Presidente do Clube Estrela de Ouro

Senhoras e meus senhores,

É com imensa satisfação que estamos aqui hoje reunidos entre tantos amigos para entregar ao Sr. Sadao Nakai, Presidente do Clube Estrela de Ouro, a placa de honra ao mérito pelos 55 anos de fundação da entidade, projeto de decreto legislativo proposto por mim em 2 de maio de 2007 e que, depois de levado ao plenário, foi aprovado pelos ilustres vereadores e vereadoras, recebendo o número 0480/2007.
O Clube Estrela de Ouro representa em Santos a força da colônia japonesa e a importância dessa cultura na cidade, já que a história do clube misturasse a dos imigrantes japoneses que aqui chegaram após a 2ª Guerra Mundial.

Os patriarcas das famílias: Tuzuki, Ohishi, Ono, Nakia, Okomura, Sato, Okicla, Matsumoto, Tanigushi, imigrantes que foram pioneiros na atividade pesqueira em nossa cidade, todos radicados no bairro da Ponta da Praia, iniciaram um movimento para criar um time de futebol e um clube de viesse propagar seus hábitos e costumes em nossa terra. Assim, no ano de 1952, nascia informalmente o Estrela de Ouro. Em 1957, 5 anos depois, era construída a sede social, também no bairro da Ponta da Praia.

Dentre a tantas figuras ilustres ligadas a história do Clube Estrela de Ouro, não podemos deixar de citar a do Dr. Luiz Yanagi, consagrado por sua luta contra a paralisia infantil, que teve o reconhecimento pessoal do renomado cientista Alberto Sabin. Convém destacar que o clube realizou vários eventos, sempre visando angariar fundos para colaborar com todos que estavam envolvidos na luta contra a paralisia infantil.

Em 1978 surgiu a Festa do Peixe, evento que colaborava com o Instituto Casa da Esperança, divulgando o saudável hábito alimentar do peixe e que desenvolvia na comunidade do Clube o exercício da solidariedade, apresentando a sociedade santista este modelo de comportamento. A Festa do Peixe, considerada hoje o maior evento do setor social do clube, merece enorme participação de todos e recebe sempre excelentes crônicas por parte da imprensa de nossa cidade.

O Restaurante, além de difundir os benefícios da alimentação oriental e servir como ponto de encontro para a sociabilização dos freqüentadores do clube, também é um agente gerador de emprego para a comunidade. O conceito de saúde também é de extrema importância para a diretoria do clube, que dá sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da população em geral.

Assim, além da sua importante área social, o clube conta com as seguintes modalidades esportivas: tênis de mesa, musculação, ginástica, futebol, gateball, ioga, jiu jitsu e judô. Uma gama de atletas e praticantes de atividades físicas faz parte do dia-a-dia do Clube Estrela de Ouro.

Entre as modalidades citadas, o Tênis de Mesa é destaque no Estrela de Ouro, acumulando dezenas de títulos importantes como o de Campeão Paulista, único clube da Baixada Santista a ser Tricampeão Paulista do troféu eficiência em toda a história. Conquistou também o título de 3 das 5 Etapas da Copa Brasil, terminando o ano como Vice Campeão Brasileiro.

Celeiro de atletas, inclusive de destaque internacional, o Estrela de Ouro tem atletas como Lígia Silva, que participou das Olimpíadas de Atenas, Campeã dos Jogos Abertos Individual, Campeã Sul-americana Universitária - Chile, Campeã Paulista e Brasileira; Humberto Manhani, Campeão Ibero americano de Equipes, Duplas, Duplas Mistas e Individual, Campeão Latino Americano de Equipes - Argentina, Campeão Brasileiro e Paulista; Bruno Anjos, Bi-campeão Ibero Americano Individual, Campeão Paulista e Brasileiro, entre tantos outros atletas, que levam o nome do Clube e da nossa cidade por tantos lugares do Brasil e do mundo.

Além da forte vocação esportiva, o Clube Estrela de Ouro tem importante participação nos eventos da cidade, contribuindo sobremaneira, fazendo parte do calendário turístico. Sua atividade, visando o associativismo da comunidade nipo-brasileira, tem sempre a finalidade de contribuir para o sadio esporte, para a transmissão de alguns fatores positivos da cultura japonesa, além de atender, também, a uma grande parcela de assistência social.

O Clube Estrela de Ouro extrapola o significado de um clube esportivo, pois representa a vitalidade, a saga e a contribuição dos imigrantes do sol nascente na miscigenação cultural deste país. E é por tudo isso que hoje, sinto-me honrado em passar as mãos do sr. Sadao Nakai, Presidente da entidade, esta singela homenagem, com a placa de honra ao mérito ao Clube Estrela de Ouro pelos 55 anos de fundação da entidade.

Marcus de Rosis
Presidente da Câmara Municipal de Santos