Estivadores aguardam resposta do OGMO

Prazo acertado com o órgão termina segunda-feira

Encerra nesta segunda-feira (dia 2 de maio) o prazo acordado entre o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e estivadores matriculados do Porto de Santos, que reivindicam o registro profissional e a consequente garantia plena na escala de trabalho.

“Estou otimista, pois a conquista do registro reconhece o direito de cerca de 300 trabalhadores, que vivem e sustentam suas famílias com a faina diária na estiva”, afirmou o vereador Adilson Júnior (PT).

Foi o parlamentar que intermediou, em 3 de março passado, a reunião na sede do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), quando foi pactuado o prazo de 60 dias entre os trabalhadores e a diretora superintendente do OGMO, Sandra dos S. Gobetti Correia.

O encontro também contou com a presença do presidente do CAP, Sérgio Paulo Perrucci de Aquino, que é secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, e do diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, José dos Santos Martins.

A mudança de status, de estivador matriculado para estivador registrado, é aguardada desde 2006, quando foi feita a última chamada de 80 homens. Na oportunidade, segundo os trabalhadores, a legislação não foi cumprida e não foram beneficiados os mais antigos e que tinham frequência no trabalho.

Desta vez, conforme se comprometeram as autoridades portuárias no encontro de março, não haverá privilégio de grupos. Para os trabalhadores, que reclamaram da demora, Sandra Correia afirmou: “Não existe ‘enrolação’, o que existe é uma grande transformação. O OGMO está revisando e reconstruindo esta relação. O assunto está na Diretoria Executiva e seguirá para o Conselho de Supervisão, que decidirá”.

Enquanto aguardam a resposta do OGMO para segunda-feira, os estivadores permanecerão acampados na porta do órgão, na Avenida Conselheiro Nébias, 255, na Vila Mathias – como estão, desde o início do movimento, em 19 de janeiro.

Gabinetes: 2ª Vice-Presidência, Paço Municipal, Pça. Mauá, s/nº – Centro – Santos/SP | Tel.: (13) 3219.1478 e R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100

Site: www.adilsonjunior.com.br E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045