Escolas recebem instruções sobre Programa Câmara Jovem

Encontro serviu para esclarecer dúvidas e explicar detalhes do Programa

Escolas inscritas no programa realizarão eleições internas cujo objetivo é eleger 21 jovens vereadores e seus suplentes

Câmara de Santos

A Câmara de Santos realizou, nesta sexta-feira (18), no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, reunião com representantes de escolas para explicar o programa “Câmara Jovem” para o ano de 2022.

As escolas inscritas no programa realizarão eleições internas cujo objetivo é eleger 21 jovens vereadores e seus suplentes. As vagas disponíveis serão igualmente destinadas para cada rede escolar, sendo 7 (sete) vagas para as escolas da rede municipal, 7 (sete) vagas para as escolas da rede estadual e 7 (sete) vagas para as escolas da rede particular dentre estudantes devidamente matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental II ao segundo ano do Ensino Médio, nos estabelecimentos de ensino públicos e privados do Município de Santos.

Além de eleger a Mesa Diretora e realizarem apresentação de projetos, requerimentos e indicações, os jovens vereadores participarão também de importantes Comissões, como ocorre com os vereadores no Poder Legislativo.

O programa Câmara Jovem é, muitas vezes, o primeiro contato dos nossos adolescentes com a política e uma importante ferramenta para formar cidadãos atentos ao futuro da nossa cidade e do país”, comentou o vereador Adilson Junior, presidente da Câmara de Santos.

CONHEÇA O PROGRAMA - A Câmara Jovem de Santos é fruto de um projeto colaborativo entre a Câmara Municipal de Santos e diversas outras instituições públicas e da sociedade civil com a finalidade de promover a integração do Poder Legislativo com jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da cidade.

OBJETIVOS:

- Proporcionar aos estudantes noções gerais sobre a estrutura política, legislativa e administrativa do Município;
- Possibilitar a compreensão sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal;
- Estimular a participação dos estudantes no processo eleitoral para que haja representatividade do Jovem Vereador eleito;
- Permitir que os Jovens Vereadores vivenciem o exercício da vereança, acompanhando as atividades legislativas, inclusive em sessões plenárias;
- Demonstrar aos estudantes a importância fundamental da participação da comunidade na criação de leis e proposição de políticas públicas;
- Transmitir aos estudantes qual o papel de um vereador e o que significa ser um representante da população no Poder Legislativo.
- Durante o mandato, os 21 Jovens Vereadores e seus suplentes participarão de atividades de capacitação promovidas pela Câmara de Santos e instituições parceiras, além de sessões ordinárias, palestras, oficinas, audiências públicas e visitas externas, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma consciência cidadã.

Dúvidas e sugestões relacionadas ao Câmara Jovem 2022 podem ser encaminhadas pelo email camarajovem@camarasantos.sp.gov.br.

Álbum de Fotos