Erradicação de cortiços é tema de audiência

Aconteceu no último dia 17, na Sala Princesa Isabel, na Câmara, a primeira audiência pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da irradicação dos cortiços localizados no Centro da cidade.

Curtir

De autoria do vereador Marcelo Del Bosco (PPS), a reunião contou com a presença do presidente da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab-BS), Hélio Vieira Júnior, do Gerente Regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), José Marcelo Marques, além da da Associação dos Cortiços do Centro e movimentos de moradia do município.

De acordo com Del Bosco, a proposta da CEV, junto com os movimentos de moradia, têm como objetivo inicial discutir assuntos como o cadastro de moradores para a inscrição nos programas habitacionais do estado, além de avaliar o andamento do Programa de Atuação em Cortiços (PAC), em Santos.

"A construção de 60 unidades no terreno da rua João Pessoa ficou um bom tempo paralisada, devido a problemas financeiros com a empreiteira que havia vencido a licitação".

O gerente do CDHU explicou que a construção das unidades habitacionais nos cortiços é bem diferente dos projetos que a companhia desenvolve em todo o Estado de São Paulo. "A situação que envolve os cortiços requer um trabalho mais meticuloso, devido aos problemas de insalubridade que ali ocorrem", disse.

Os representantes dos movimentos de moradia e moradores dos bairros do Centro, levaram ao conhecimento dos membros da CEV sobre alguns problemas que poderão ocorrer após a finalização das obras no Centro. "Pessoas que não moram no Paquetá e Vila Nova estabeleceram moradia num ferro velho próximo esperando conseguir um apartamento", alertou Samara Faustino, presidente da Associação dos Cortiços do Centro.

José Marcelo comentou que já tomou conhecimento da situação e disse que "estas pessoas não terão direito aos apartamentos, pois sua liberação respeitará os critérios de avaliação".

As deliberações desta pirmeira audiência pública e dos próximos encontros, conforme afirmou Del Bosco, serão encaminhadas para a Conferência Municipal de Habitação, que acontece em outubro deste ano. "Vamos levar aos governos do estado e município o que discutimos nessa audiência como uma mobilização da sociedade na questão da Habitação na região", afirmou Marcelo.

VEREADOR MARCELO DEL BOSCO