Engenho dos Erasmos é tema de audiência

Objetivo foi expor todo o trabalho já realizado no Engenho

Engenho dos Erasmos de portas abertas

A audiência pública do Engenho dos Erasmos, realizada na tarde do dia (28), na Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos, teve um saldo extremamente positivo. Essa é a opinião do vereador José Antonio Marques Almeida (Jama), presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) das Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos.

Com participação representativa de segmentos sociais como universidades e professores, a audiência contou com exposição de todo o trabalho realizado até agora no patrimônio do século XVI pela professora Maria Cecília França Lourenço, da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Cecília, que também é a presidente do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, adiantou que se caminha para manter o patrimônio de “portas abertas” para visitação pública de domingo a domingo, 365 dias por ano. Esse é, aliás, um dos objetivos do vereador Jama para a constituição da CEV. “Nos sentimos contemplados por essa notícia apresentada pela professora da USP. No entanto, vamos continuar a acompanhar o trabalho também no sentido de propor idéias, mas ajudar na execução dessas idéias”, observou o vereador.

O Engenho dos Erasmos, que fica no bairro Vila São Jorge, é uma edificação que teve suas bases lançadas em 1534 e que representa o monumento mais importante do primeiro ciclo econômico do Brasil, que foi o da cana-de-açúcar.

200 anos

Na audiência pública, o vereador Jama apresentou proposta, que foi prontamente aprovada pela professora da USP, de realizar atividade no Engenho dos Erasmos em comemoração aos 200 anos de abertura dos portos brasileiros às nações amigas, que será no dia 28 de janeiro de 2008.

Gabinete: vereador Jama
jamagabinete@uol.com.br